3 de novembro de 2014

Trigo sarraceno: o arroz da Rússia

Como eu ja falei, arroz não é uma comida tão tipica na Rússia. Entretanto, isso não significa que os russos não comem grãos. Ao contrario, a culinária russa inclui grãos de vários tipos. Entre eles está o trigo sarraceno

Trigo sarraceno para os russos é algo como arroz para os brasileiros ou os chineses. Na verdade, ele até é chamado de arroz preto pelos povos do norte da Índia, onde ficam as terras nativas desse grão. Na Rússia, o trigo sarraceno é chamado gretchka (гречка), que significa "grão da Grécia", porque ele veio do Império Bizantino. Isso foi ainda no século VII. Desde aquele tempo, os russos cultivam trigo sarraceno e usam como parte da alimentação principal.

Trigo sarraceno é uma boa fonte de ferro. Por isso alguns médicos recomendam comer pratos desse grão como parte de tratamento para algumas doenças. Além disso, trigo sarraceno contém cálcio, potássio, fósforo, iodo, zinco, flúor, molibdênio, cobalto, vitaminas B1, B2, B9, PP e E. As proteínas do trigo sarraceno são consideradas as melhores entre as proteínas de grãos: 78% de absorção pelo organismo. a maior porcentagem entre os grãos. Ao mesmo tempo, ele contém relativamente poucos carboidratos. Ou seja, é uma comida muito boa! Não estou surpresa que em alguns países o trigo sarraceno é vendido nas farmácias. Eu não vi esse produto nas lojas do Brasil, mas li que o Brasil produz mesmo. Então, vale a pena procurar.

A grande vantagem de trigo sarraceno é também que ele é cozido do jeito saudável. O modo do preparo parece com o do arroz. Na Rússia as pessoas comem trigo sarraceno principalmente de dois jeitos: cozido com carnes, aves, legumes ou cogumelos e manteiga ou cozido e depois misturado com leite. Esses tipos de comida se chamam kasha (каша) e podem ser feitos de outros grãos também. Mas a kasha de trigo sarraceno é a mais popular. Existe também farinha de trigo sarraceno que pode ser usado para fazer panquecas, oladi e pães. 

As flores de trigo sarraceno contém muito néctar e atraem abelhas. Muitas regiões da Rússia produzem mel de trigo sarraceno, que é um dos melhores tipos de mel. Ele é mais escuro, com aroma bem intenso e o sabor especial. Esse mel é muito bom para a saúde, especialmente para quem tem problemas com sangue ou coração. Sem falar que é muito, muito gostoso!

Então, caso visite a Rússia recomendo comer um prato tipico de trigo sarraceno e comprar mel de trigo sarraceno.

4 comentários:

  1. Privet!
    Natalia, creio que já sei quem vai me tirar de uma curiosidade que me esta matando, kkkkkk, eu já pesquisei na internet e não encontrei nada a respeito, você que já viveu um pouquinho no Brasil, talvez você saiba, espero que você me possa ajudar, Não sei se você teve a oportunidade de ver ou comprar um saquinho de trigo escrito "trigo para quibe" aqui no Brasil, gostaria de saber se esse trigo é o mesmo que o "trigo sarraceno" e já busquei em diversos empórios, em hipermercados e o unico que encontrei é o saquinho que diz "trigo para quibe" e um emporio de origem sirio/libanesa me disse que é a mesma coisa, mais fiquei em duvida se o trigo sarraceno é a mesma coisa que o trigo para quibe.

    De antemão meu muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet! Eu já comi quibe e percebi que ele contém grão parecido com o trigo sarraceno. Mas não é o mesmo. Acho que é alguma outra coisa.

      Excluir
  2. Privet Natalia.
    Sou casada com um russo e já experimentei a maioria destas comidas russas. Em 2015 passamos 15 dias na Russia experimentei muita coisa boa e outras que eu não gostei. O que eu mais gostei foi o tivarog (queijo russo) rauva,(doce de sementes de girassol) a smetana, a gretika ou trigo sarraceno. Sempre que meu marido viaja ele traz algumas coisas pra mim mas as preferidas são o trigo sarraceno que é muito mais saboroso do que o nosso e o doce de girassol. Moramos em Uberlândia - MG e aqui eu encontro o trigo sarraceno para comprar mas é muito duro e não tao gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Unknown :-) Interessante! Parece que o trigo sarraceno está se espalhando pelo mundo. E quais comidas não gostou? Meu marido e alguns outros brasileiros que conheço detestaram o caviar.

      PS: Acho que a tal "rauva" é a "halva" )))).

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!