8 de dezembro de 2014

Vai para a Rússia? Leve café brasileiro!

Nesse blog tem muitas comidas gostosas e bonitinhas. Mas será que tudo na Rússia é gostoso? Não. Há uma coisa na Rússia que não é nem um pouqinho gostosa: café.

Esse café simplesmente não dá para beber. Eu bebia antes de visitar o Brasil, mas agora eu não consigo nem cheirar o café da Rússia e da Europa. Mesmo que muitas companías comprem o grão no Brasil, o café delas fica muito ruim. Para comprar um café razoavel você vai ter que pagar 450 - 650 rublos (28-40 reais), mas isso não é uma garantia de qualidade.

Outra coisa ruim sobre o café na Rússia é que maioria dos restaurantes e fast food servem café instantâneo, mas você paga mais do que o preço de um café natural no Brasil. No geral, café nos restaurantes custa muito, especialmente nas cidades grandes como Moscou e São Petersburgo, e quase nunca é gostoso. Para beber um bom café tem que ir num restaurante especializado. 

Em casa, muitas pessoas tomam café instantâneo ou fazem o café natural, mas do jeito errado. Eles jogam o café na água e deixam ele ferver sem filtrar depois. Isso se chama "um café turco". As proporções são assim: uma caneca de água e uma colher de chá de café. Por isso, já que na Rússia não tem problema de dizer "não", eu sempre falo que não quero café quando estou na casa de alguém. 

Se você gosta de café e vai ficar na Rússia por algum tempo, eu seriamente recomendo levar a quantidade que você vai precisar enquanto estiver na Rússia + mais um pouco. Você pode trazer 22 kg de varias coisas na sua bagagem, então dá para levar alguns pacotes de café. Isso também vai servir como o melhor presente para os seus amigos ou colegas na Rússia. Eu sempre faço assim e trago 5-6 pacotes grandes, porque a Rússia realmente não é um país do café, é um país do chá. Mas isso já é outra história, como dizemos na Rússia.

Se você quer saber mais sobre as coisas que podem parecer diferente ou estranho na Rússia para um brasileiro, leia o artigo do meu marido sobre 8 diferenças entre Brasil e Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!