Na Sibéria existe uma bebida que se chama leite de cedro (кедровое молочко). Esse "leite" e feito de água e pinhão de cedro moído, mas a cor e a consistência dele parecem com a do leite de vaca bem cremoso.
Leite de cedro já existe há muitos anos nas regiões da Sibéria onde tem cedro. As pessoas usavam ele como remédio para melhorar a saúde e aguentar o frio do inverno. Leite de cedro faz o seu sistema nervoso e imunológico mais forte e, além disso, melhora o metabolismo. Essa bebida é uma boa fonte de vitamina E, B1, В2, cálcio e outros microelementos. Por isso ele é muito bom para as crianças e mulheres grávidas. É muito recomendado também para as pessoas que estão em condições difíceis (com clima frio, estresse, muito trabalho etc).
Antes você só poderia fazer leite de cedro em casa, mas algum tempo atrás apareceu a versão dele em garrafas. O importante é que mesmo sendo industrializada, a bebida continua sendo 100% natural. Ela não contém nada de química e não pode ser guardada por mais de 48 horas após abrir (claro que na geladeira).
Eu experimentei leite de cedro em Tomsk, o lugar que é muito famoso por ter grandes safras de pinhão de cedro e o maior produtor. Comprei uma garrafa igualzinha a da foto, com imagem de pinhão de cedro, numa loja de comidas. Quando abri, senti um cheiro bem agradável, parecido ao mesmo tempo com aquele pinhão e com a árvore mesmo. O sabor foi bem especial, mas não muito forte. Antes de beber tem que ajitar a garrafa, porque o leite é bem grosso. Muitas pessoas falam que é uma delícia. Eu achei bom, mas não posso dizer que é tão impressionante. O mais importante, na minha opinião, é a mágica dos componentes desse "leite". No final das contas, é um produto muito valioso.
E você já ouviu sobre leite de cedro? Imagino que para maioria dos países essa bebida deve parecer exótica.
E você já ouviu sobre leite de cedro? Imagino que para maioria dos países essa bebida deve parecer exótica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!