26 de janeiro de 2015

Mel de melilotus (donnykovy)

Abelha nas flores de melilotus, cidade Voskresensk
O mel de melilotus (em russo донниковый мёд - donnykovy myod) é considerado um dos melhores no mundo. O melilotus é uma erva com flores brancas ou amarelas. No Brasil também é conhecido como flor do mel. Na Rússia o chamamos de donnyk (донник). Esse nome é relacionado com uma palavra muito antiga que significava "a parte baixa do corpo humano (estomago, intestinos, rins, órgãos reprodutivos)". Por quê? A explicação é que a erva ajuda a tratar as doenças desses órgãos.

O mel de melilotus também possui essas qualidades. Além disso, ele é muito recomendado para as pessoas que têm problemas com coração ou pressão alta. O mel ajuda fazer o sangue menos grosso e assim ele circula melhor pelo corpo e cérebro. O mel de melilotus ajuda a relaxar, descansar e acalmar. Claro que também é muito bom depois de estar no frio (como todos os outros tipos de mel!).

Mel de melilotus
Mas o mel de melilotus não é só saudavel, ele também é muito gostoso. A cor desse mel é diferente dos outros. Ela é branca ou um pouquinho amarelada. Quando o mel de melilotus está totalmente fresco, ele é quase transparente (mas, se seu mel já não está totalmente líquido e não está transparente, isso não significa que ele estragou). Dizem que o cheiro desse mel parece baunilha. Bom, para mim até realmente parece um pouco. Ele é bastante delicado e especial. O sabor é doce, mas não é tão forte como de alguns outros tipos de mel.

Esse mel vai muito bem com pão e manteiga ou com chá. Quando como, sempre imagino os campos de melilotus. São muito bonitos, parecem um mar amarelo. Perto da minha casa em Voskresensk tinha uns campos assim ))

4 comentários:

  1. Priviet Natália
    Você saberia algum site que vende esse mel melilotus aqui para o Brasil ? Agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara! Sei la porque eu não respondi seu comentário. Desculpa. No Brasil acho que não, mas dá para comprar pela internet da Rússia.

      Excluir
  2. Poderia indicar um site para comprar esse mel direto da Rússia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca comprei mel online, por isso acho melhor você mesmo escolher um bom site. Há muitos.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!