16 de março de 2015

Smetana: o molho/ creme mais tradicional da Rússia

Muitas receitas russas incluem um ingrediente chamado smetana (сметана). E o que é essa smetana? É difícil explicar para uma pessoa que nunca-a comeu. Quando eu falei para a minhã sogra brasileira que smetana é um molho feito de creme de leite azedo, ela achou que deve ser horrível. Eu entendo, porque no Brasil o leite azedo existe somente numa forma: leite estragado. Já na Rússia fazem produtos de leite azedo que não são estragados, mas têm sabor especial. Um deles é smetana.

Smetana é bastante tradicional nos países eslavos, como Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, República Tcheca, Croácia etc. Se encontra também na Finlândia e países Bálticos. Na Rússia adicionamos smetana quase no qualquer prato, seja doce ou salgado. Ela se come com saladas, sopas, pelmeni, bliny, oladi, syrniki e muito mais. Smetana também é um ingrediente de muitos bolos russos e outros pratos feitos de massa. Eu adoro smetana e por isso às vezes como sem nada :-D Recomendo bastante!

Como é o sabor desse molho? Se você já comeu creme de leite natural (não aquele da caixinha), você já tem uma ideia sobre a grossura de smetana. Se você já comeu sour cream, você já tem uma ideia sobre o toque especial no sabor da smetana. Mas o melhor jeito de conhecer smetana é experimentar-a numa forma autêntica. Porque mesmo que ela parece com creme de leite e com sour cream, não é mesma coisa. Também não é mesma coisa que crème fraiche da França.

Veja como fazer smetana em casa!

13 comentários:

  1. Eu já estive em Moscou e experimentei massa smetana com cogumelo. Uma delícia! Gostaria muito de saber fazer smetana caseira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você gostou. Espero que você vai ter mais chances para comer outros pratos com smetana. Por enquanto eu não fiz smetana caseira e não tenho certeza qual receita é melhor. Mas eu achei um artigo em russo que explica como se faz smetana em casa e parece confiável. Posso traduzir aquele artigo.

      Excluir
  2. Eu comia isso na Rússia, aqui não tem pra vender e eu ainda não achei uma receita que fique igual. Você tem alguma?
    Spasibo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, M.G. :-) Existe uma receita de smetana caseira. Eu compartilhei nesse artigo, é só clicar no link e ver como se faz. Boa sorte!

      Excluir
  3. Ah, tem como comprar isso aqui em SP? Tem algum lugar que vende?
    Me manda o artigo, em russo mesmo, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inefizmente, não dá para comprar smetana em SP (pelo menos eu não vi nenhum lugar). Mas há um restaurante mexicano perto da Paulista que tem sour cream no cardápio e é quase mesma coisa, se não for a mesma até. (Desculpa, mas esse artigo foi escrito em português mesmo, não existe o texto em russo).

      Excluir
    2. Eu faço com kefir. Fica igual.

      Excluir
    3. Desculpe, Unknown, mas você já comeu a smetana de verdade? Não dá para fazer "igual" usando kefir. Outro sabor, outra consistência e outras propriedades.

      Excluir
  4. Será q a smertana não é a coalhada nordestina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, clique no link "como fazer smetana em casa" para entender que não. Para falar a verdade, eu já cansei de explicar que smetana é smetana e não é outra coisa. Recomendo ler aqui tmb: http://comida-russa.blogspot.ru/2017/03/quer-mandioca-coma-cenoura-fica-igual.html

      Excluir
  5. É bem simples fazer semana: creme de leite(nata) + yogurt(Nestlé) sem açúcar, copo verde.1:1 de volume. Fica com sabor bem parecido. Eu uso com pelmeni etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não dá para chamar isso de smetana não. Smetana não é feita de yogurt.

      Excluir
    2. E por favor, não precisa deixar sua receita em todos os artigos relacionados com smetana. Ainda mais que ela não tem nada ver com smetana autêntica. Recomendo ver este artigo https://comida-russa.blogspot.ru/2017/03/quer-mandioca-coma-cenoura-fica-igual.html

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!