23 de março de 2015

Pepinos malossolny

Na Rússia há muitas receitas de legumes marinados, como picles ou cogumelos por exemplo. Poucos estrangeiros sabem que picles existem em três formas: pepinos salgados, picles em si e pepinos malossolny. Quando eu estava no Brasil, eu vi somente os pepinos salgados (muito salgados!). Talvez com sorte dá para achar picles como os da Rússia. Mas os pepinos malossolny (малосольные огурцы) ninguém conhece.

A palavra "malossolny" significa "pouco salgado". Esses pepinos não são 100% marinados e claro que não são assim salgados como os outros tipos de picles. Na verdade, eles até são bons para a sua saude, ajudam a resolver os problemas com intestinos e prevenir aterosclerose. O sabor dos pepinos malosolny é bastante especial. É um pouco salgado, mas não demais, possui um toque de ervas e parece mais com um pepino fresco do que marinado.

Os russos comem esses pepinos com carnes, peixe e batata. Eu gosto de comê-los sem nada, bebendo água mineral Yessentuki. É um dos melhores jeitos para combater a sede.

Como fazer pepinos malossolny em casa?


Não é muito difícil. Existe um método "clássico" e um método mais rápido. 

Para fazer os pepinos malossolny do jeito clássico, corte as extremidades, lave-os e coloque na água fria por 5 ou 6 horas (você vai precisar 2 kg de pepinos). Depois prepare uma panela ou uma jarra para salgá-los. No fundo da panela coloque metade de uma pimenta vermelha (aquela menor e forte), alguns dentes de alho, endro e petroselinum. Acho que dá para usar qoentro talvez, caso não tenha outra opção. Coloque os pepinos em cima das verduras e dos temperos e cobre-as com água salgada (use 2 colheres de sopa de sal por litro de água). Deixe-os assim e espere 3 dias. Como opção, pode usar água quente. Assim os pepinos ficam prontos depois de 24 horas.

O método mais rápido é parecido. Lave os pepinos (2 kg), tire as extremidades e coloque-os numa sacola plastica. Em cima dos pepinos ponha 2 colheres (sopa) de sal e misture bem. Pique alguns dentes de alho e endro (ou outras verduras) e coloque dentro da sacola também. Deixe os pepinos assim por 3 horas. Esse modo de preparo não dá exatamente o mesmo resultado que o clássico, mas serve quando você está com pressa.

Uma dica sobre as verduras:

Além de endro e qoentro, pode adicionar as folhas de cereja, ribes ou carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!