29 de março de 2015

Água mineral Yessentuki

A água mineral Yessentuki (Ессентуки) é uma das 10 bebidas que eu recomendo experimentar na Rússia. Na minha opinião, é a única água mineral que pode concorrer com a Borjomi, da Geórgia. As duas são do Cáucaso, uma região rica em águas minerais.

O lugar onde ficam os correntes de Yessentuki é bastante antigo. Ele era parte do grande império dos mongóis. Com o fim do império chegou o fim da cidade, ela virou um lugar selvagem. Ninguém morava lá, somente alguns povos nômades das montanhas que passavam de vez em quando. No fim do século XVIII a fronteira sul da Rússia passava lá. Começaram a ser construídas fortificações no local. Os cossacos e as famílias deles chegeram para morar nessas terras e no século XIX foi fundada a cidade de Yessentuki. Nos primeiros anos ninguém sabia sobre as águas minerais e mesmo quando as descobriram, não se importaram muito. Se não fosse um cientista de São Petersburgo que estudou as águas e anunciou que eram bastante valiosas, talvez ninguém fizesse nada. Mas graças a ele, o governo realizou um projeto de termas (levaram 20 anos para o governo levar todo o estudo a sério e 10 anos para construir!). Hoje o balneário de Yessentuki é  um dos maiores na Rússia.

Um fato interessante sobre as águas de Yessentuki é que elas possuem vários sabores. O meu favorito é o da Yessentuki №17. Ele é forte, bastante pronunciado e salgado. Para quem vai experimentar Yessentuki pela primeira vez, eu recomendo a №4. Essa água é algo mais símples, algo menos forte. Tem gente que gosta somente dela. Já a Yessentuki №20 eu não consigo beber, porque o sabor dela me parece estranho. Essa última água não é algo que as pessoas bebem porque gostam, mas sim porque precisam. Recentemente foi aberto mais um poço de água mineral: Yessentuki №2. O sabor dessa água é parecido com os números 17 e 4.

Esses três tipos de água mineral Yessentuki são usados para tratar várias doenças (e realmente ajudam). Muitos médicos russos a recomendam como parte da dieta. A Yessentuki №17 ajuda as pessoas que têm gastrite, diabetes ou problemas com fígado. Usa-se também para combater o excesso de peso e emagrecer. A Yessentuki №4 é recomendada para as pessoas que foram operadas recentemente, principalmente no estômago. Ela cura vários problemas de fígado (parece que quase todos), úlcera, gastrite e melhora o metabolismo. As mesmas qualidades possui a Yessentuki №2. A Yessentuki №20 serve para resolver os problemas com o aparelho urinário.

Na Rússia a água mineral Yessentuki se vende nas lojas, supermecados e farmácias. As pessoas normalmente escolhem as de número 4 e 17, como são mais gostosos. A número 20 nem sempre se encontra nas lojas comuns.

Quando estiver na Rússia, tome um copo (na verdade é melhor uma garrafa) de Yessentuki. Espero que você goste! Se tiver uma chance, visite também a cidade de Yessentuki e aproveite o balneário e as suas atrações ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!