6 de abril de 2015

Pão preto à russa

Se você gosta de glamour e se acha uma pessoa bastante fina, incapaz de algo bruto e selvagem, feche esse artigo já. Porque pão preto à russa não é comida civilizada :-) 

Um pão preto à russa esperando para mim
Para comer esse pão você precisa: pão preto, sal, óleo natural (não refinado) e muita fome. É bom ter água também, porque logo vai dar sede. O melhor momento para fazer um pão à russa é depois de ficar com frio na chuva ou quando você ficou com fome a noite com a geladeira vazia. Melhor ainda se você está em algum lugar rural. Para você entender melhor a filosofia deste prato, vou contar uma história sobre como eu o comi pela primeira vez.

Eu tinha mais ou menos 5 ou 6 anos. Eu e a minha mãe estavamos numa vila perto da cidade Voskresensk. Lá a nossa família tinha uma pequena casa de verão feita de madeira e, claro, sem aquecimento central. Normalmente nós compravamos as comidas na cidade ou comemos os legumes e frutas do jardim, porque a vila não tinha nenhuma loja. Era tarde e já ficou escuro. Meu paí estava demorando muito no trabalho e nós o esperavamos, ouvindo os gafonhotos e os trens que passavam alguns quilômetros da vila. Estava ficando frio. Foi naquela noite que a minha mãe me explicou como fazer pão preto à russa. Prepare alguns pedaços de pão preto, sal e óleo de girasol. Pegue o sal com os dedos e passe-o no pão. Use bastante e passe assim, que o sal "entra" no seu pão. Ponha um pouco de óleo e espalhe-o com os dedos. Ponha mais e espalhe de novo. Use bastante para o seu pão ficar molhadinho. Agora cheire o seu pão. E agora come. 

É tão simples assim. Pena que no Brasil eu nunca encontrei óleo de girasol que não é refinado. Fora isso é muito fácil de fazer.

3 comentários:

  1. Privet( ou zdravstvuyte, não sei o que seria correto, neste caso), Natalia.

    Acabo de entrar em contato com o seu blog através da página do seu esposo, o Luciano.
    Como comentei lá, é um prazer para mim conhecer a cultura e o modo de outros povos verem o mundo. Tenho especial admiração pelos russos, que ainda são incompreendidos no ocidente, devido à massiva campanha de desinformação que nos é imposta. Também a você tenho elogios pelo trabalho bem feito aqui e o interesse de compartilhar informações tanto úteis como agradáveis.
    Este artigo me trouxe doces lembranças da minha infância. Explico:
    Se você acha que o pão preto à russa é algo "selvagem", deveria comer o nosso famoso pão com banha(pergunte para o Luciano, ele deve conhecer)!
    Sou do sul do Brasil, que foi colonizado basicamente por italianos, alemães, ucranianos e poloneses, sendo que destes últimos veio esta receita brasileira "bruta".
    É uma receita muito parecida, mas, em vez de óleo de girassol, se passam generosas camadas de banha de porco no pão, bem como sal a gosto. Eu comia muitas fatias no café da manhã ou à tarde, depois da escola(que saudade!) junto com grandes canecas de café com leite bem quente...
    Bem se me permitir, gostaria de fazer duas perguntas sobre outro artigo que li, que menciona que há mel à venda nesta região da Rússia:

    1 - É mel silvestre ou mel de apiário?
    2 - Se for de apiário, como os apicultores cuidam de suas abelhas para que não morram durante o inverno russo? E se for mel silvestre, como as colméias sobrevivem?

    Espero não ter lhe incomodado com estas perguntas.

    Continue com este belo trabalho!

    Spasibo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Kleber! :-)

      Obrigada por visitar meu blog. Fico bastante feliz que você está interessado na minha cultura. Eu acho que coisas comuns, como por exemplo comida, sempre ajudam a entender o mundo do outro país um pouco melhor.

      É engraçado como a Rússia e o Brasil, sendo tão distantes, têm muitas coisas em comum )))) Gostei da sua história sobre pão com banho. Realmente é algo bastante parecido com o nosso pão com óleo.

      Sobre mel: é o mel de apiário. Não há dificuldade em cuidar das abelhas, porque, bom, elas são abelhas russas )) Então, elas aguentam o frio. No inverno elas escondem e dormem.

      Aqui na Rússia mel é bastante popular. Depois eu vou falar mais sobre vários tipos de mel típico da Rússia.

      Excluir
    2. Privet, Natalia.

      Agradeço pela atenção. Fico no aguardo.

      Spasibo!

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!