4 de maio de 2015

Comida russa: gostou ou detestou?

Já faz um ano que eu escrevo sobre comida russa nesse blog. Falei sobre vários pratos, compartilhei recetias e dei dicas para quem vai viajar na Rússia. Hoje eu queria fazer algo diferente. Vou deixar os leitores escreverem em vez de mim :-)

Quer participar? Deixe um comentário embaixo sobre a sua experiência com comida russa. Talvez você já foi a um restaurante russo ou comeu um prato tipico numa feira eslava? Cozinhou alguma coisa em casa? Visitou a Rússia? Ou ainda não fez nada disso mas queria fazer?

Vamos lá!

Comida russa na opinião dos lusófonos

8 comentários:

  1. Vistei o Quirguistão em 2014 e tive oportunidade de provar muita coisa. O problema é que fica difícil saber o que era da culinária Russa de verdade, devido às misturas de povos na região. De qualquer forma, adorei tudo. Muito chá, pão, plov, manty, etc. Não me lembro o nome de tudo. Mas gostei bastante. Parabéns pelo trabalho que você faz aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kako! Visitar Quirguistão deve ser bem exótico. E sim, a Rússia e os países da Ásia, como Cazaquistão, Tajiquistão, Quirguistão e Uzbequistão têm muitos pratos em comum. Tanto que nós também comemos plov e manty e eles comem as nossas saladas e sopas.

      Excluir
  2. Privet, Natalia.

    As receitas eslavas de que mais gosto são o pirogue(ou varenike), a borshtch, a sopa eslava e o strogonoff, que como sempre que possível numa feira noturna que acontece uma vez por semana. Em especial, gostei da porção "red square" que provei em um bar temático na cidade onde moro. É uma espécie de mini strogonoff acompanhado de bliny e torradas.

    Poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Kleber! Que legal que vocês têm um bar temático na sua cidade. Onde ele fica? Talvez na próxima vez eu vou visitar esse lugar.

      Excluir
    2. Privet, Natalia!

      Fica num bairro de Curitiba chamado Batel. Dê uma olhada no Google Maps e procure pelo Soviet Vodka Bar. Caso venha algum dia, é uma boa opção. E poderão contar comigo para "cicerone" seu e do Luciano....rsrsrs.
      Estou me programando para visitar a Rússia o ano que vem. Lá poderei provar "in loco" todos os pratos que desejo.....

      Abraço e poka!

      Excluir
  3. Gostei da maioria das coisas que comi e bebi até agora. Comidas como pelmeni, bliny (principalmente o de cogumelos ou frango com smetana), syelyodka (quando boa) e outras, não sei como viva sem elas no Brasil. Já outras coisas como shprot e caviar, não gostei, mas depois vou dar mais uma chance para eles. No geral, a culinária russa é muito rica e vale muito a pena conhecê-la a fundo.Mesmo já morando na Rússia há quase um ano, parece que não conheço nem 10% de tudo que o país tem a oferecer.... e isso é sempre bom, ter coisas novas para descobrir. :)

    ResponderExcluir
  4. Eu não só visitei a Rússia, como morei lá durante 1 ano. E fui do tipo de pessoa que dizia sim para todo o tipo de comida e com isso aprendi a ter um paladar sem muitas restrições. Eu comi muita sopa, muito pão, batata, trigo sarraceno, pirozhki, shashlyk, ikra, cogumelos, pepino, varenjye, kefir, smetana, kasha, syrniki, kotlety, tvorog. O que mais gostei foram os pelmenis/vareniki e os mingaus, as frutas silvestres e tudo que elas poderiam ser, como kampot, varenje,etc. Mas a smetana foi o que mais me marcou, eu simplesmente amei, comia todos os dias e com praticamente tudo, tinha que comprar toda semana...com panqueca então, meu deus! A panqueca russa é a melhor que eu já comi na minha vida. E o que menos gostei foi aquela sopa gelada okroshka, kholodets e ikra. Aliás, esses 3 pratos tem algo em comum, já que comi todos gelados e nenhum passou pela aprovação do meu apetite. Eu não cozinhava muito, mas morava com uma babushka que fazia todas essas delícias para mim :DDD tenho muita muita saudade!

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!