24 de maio de 2015

Tcheryomukha, pado ou azereiro-dos-danados

Na Rússia existe uma árvore maravilhosa chamada tcheryomukha (черёмуха). Como os equivalentes em português a wikipedia oferece pado, pado-do-alvão ou azereiro-dos-danados. Eu não sei qual nome é o mais certo. 

Flores de pado nas ruas de Tomsk, Sibéria
Mas enfim. O que é tão maravilhoso nessa árvore? A tcheryomukha ou pado combina três coisas legaís: as flores que são muito bonitas, o aroma irresistível e as frutas podem ser usados para fazer doces deliciosos. 

Eu não sabia, mas pado é um tipo de cerejeira, só que as frutas (yagody) dele são pretas e pequenas. Devo perguntar os meus leitores de Portugal se essa árvore existe lá, porque eu a conheço como árvore do norte do planeta, mas a internet diz que tem em Portugal também.

Na Rússia o pado é bastante presente na poesía, graças ao seu cheiro que parece com mel e é muito forte. Se o pado está com flor, a rua inteira vai cheirar. Na parte europeia do país as flores dessa árvore também são relacionadas com período de tempestades. Logo que aparecem as flores de pado, começam chuvas. Essa regra sempre funciona, mesmo com todas as mudanças no clima. 

Frutas de pado que eu encontrei em Voskresensk
A tradição de fazer doces de pado, infelizmente foi esquecida por um longo tempo. Não posso dizer porque exatamente, mas eu acho que por causa da revolução. O povo símples não tinha nem dinheiro, nem ideia para fazer coisas assim. Mas hoje em dia algumas marcas (normalmente pequenas) começaram a produzi-los de novo. Na Sibéria até parece que não é tão difícil achar doces com pado. Eles são bolachas e pirozhki recheados com frutas de pado trituradas com açucar e bolos feitos de farinha de pado. 

Eu experimentei os três. Os pirozhki com pado não me pareceram muito interessantes, porque assim eles ficam tipo secos. Já os biscoitos são muito gostosos e possuem aroma especial. O sabor deles é bem diferente de todos os outros. O bolo já é outra história, porque eu não sabia que ele é feito de farinha de pado e não com geleia. A farinha é escura e o bolo fica da mesma cor que bolo de chocolate. Por isso eu pensei que o cozinheiro do restaurante onde eu comi o bolo nós enganou servindo bolo de chocolate como bolo de pado :-) Tanto que eu esperava ver o recheio de pado também e não teve. Vou tentar fazer esse bolo em casa e depois falo como ficou.

E vocês já tinham ouvido antes sobre essa árvore e as suas frutas?

6 comentários:

  1. Olá , nobre Natalia!

    Nunca tinha ouvido falar desta árvore nem em russo nem em português. Aprendi uma coisa nova hoje. As únicas frutinhas pretas que conheço são o açaí, que é mundialmente conhecido e a maria preta, que eu comia muito quando era criança ao brincar no mato. Ah! Já ia me esquecendo das amoras, é claro! Como era bom subir no pé de amora e comê-las frescas ou fazer suco! Lembranças de uma doce infância!
    Desta vez, nenhuma dúvida!

    Abraço e poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Доброе утро, Клебер! (No Brasil deve ser Добрый вечер!))))

      Obrigada por seguir meu blog e por seus comentários. Eu nunca tinha ouvido sobre a maria preta. Vi as fotos na internet agora e me pareceu tomates pretos bem pequenos.

      Abraço

      Excluir
    2. Добрый вечер, Наталья!
      Acertou em cheio....são nove horas de diferença no fuso horário.
      Ao assunto: Não me agradeça. Como eu disse ao Luciano, a melhor forma de me agradecer é continuar a fazer o que sempre fez, publicar conteúdo de qualidade!

      Пока

      Excluir
  2. Priviet! Natalia

    olha que eu conheço bastante frutas de varias partes do mundo, por exemplo mamey, sapoti (é de cuba e parte do caribe) Tumbo, (de Bolivia) entre outras, mais esta nem imaginava que existia, com certeza vou tentar encontrar com o nome que você colocou em portugués. Quem sabe eu tenha sorte! e encontre.

    ResponderExcluir
  3. Olá, seria muito interessante sabermos o nome científico dessa espécie citada, pois ao que parece existem variedades da mesma ou outras plantas com nomes similares. Sendo inclusive algumas, apresentando frutos não comestíveis. Logo apresentar o nome cientifico da espécie é prudentemente fundamental.

    ResponderExcluir
  4. Olá Félix, o nome científico dessa planta é prúnus pádus. Obrigada pela pergunta, porque acho que isso ajuda mesmo a entender do que se trata.

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!