24 de agosto de 2015

Agora você pode pedir uma receita nesse blog

Olá todo mundo! Eu fiz algumas mudanças no meu blog sobre a comida russa (acho que os leitores de sempre já perceberam). Inclusive, eu abri uma página onde vocês podem pedir uma receita ou fazer uma pergunta sobre qualquer coisa relacionada com a culinária russa. Aqui está

Eu e o monumento ao pepino em Lukhovitsy
Queria perguntar a sua opinião sobre o jeito como funciona a página de perguntas. É mais fácil se eu apago os comentários com as perguntas depois de responder? Ou é melhor deixar todos os comentários? Quanto mais pessoas comentam sobre esse detalhe, melhor. Obrigada.

Na verdade logo começa o ano leitivo na universidade e sendo uma professora eu vou ter que voltar as áulas. Então, eu vou ter um pouco menos tempo para o blog. Mas eu usei o verão para escrever alguns artigos interessantes ;-) Vocês não vão ficar sem. E, claro vou continuar respondendo as suas perguntas, mesmo que as vezes demore.

As perguntas dos meus leitores me dão motivação para estudar mais sobre a minha própria cultura. Vamos dizer a verdade: maioria das pessoas sabem pouco sobre a sua própria cultura. Mesmo sendo estudados. Principalmente sobre as coisas símples. Por exemplo, eu nunca pensava que o petushok já tem mais de 500 anos. Era somente um docinho símples e baratinho. Não imaginava que o bolinho batata veio da Finlândia e tem a ver com um poeta. Era somente um bolinho que todo mundo conhece aqui. Não sabia como fazer smetana ;-) Eu a comprava no mercado sem problema. Enfim. Escrevendo o blog, eu sempre aprendo. Explicando algo para os estrangeiros eu entendo melhor o meu país nativo.

Acho que isso. Vou aproveitar a última semana das férias em São Petersburgo. Sigam o blog do meu marido "Um Brasileiro na Rússia" para saber mais sobre todos os lugares que já visitamos na Rússia. Logo logo ele escreve sobre São Petersburgo também! Recomendo esse blog como o mais completo e explicativo, não porque sou a esposa do Luciano, mas porque sou russa. Nele você vai aprender algo além dos esterotipos comuns. Sem falar que ele já conheceu muito mais lugares na Rússia que os outros blogueros.

Até a próxima :-) Deixo algumas fotos das cidades russas para vocês se divertirem (os nomes das cidades são clicáveis):

Bronnitsy
Ramenskoye
Barnaul
Voskresensk (a cidade onde eu nasci)
Kolomna
Tomsk (e a universidade onde eu e o Luciano trabalhamos)
Zaraysk
Riazan
Novosibirsk
E, claro Moscou
Meu marido Luciano brincando de cozinheiro japonês em Kemerovo :-)

8 comentários:

  1. Privet, Natalia!

    Como é triste o fim das férias...hehehehe...

    Bem, brincadeiras a parte, a Dani e eu lhes desejamos um bom regresso a Tomsk e um bom início do ano letivo. Sei que em sua cultura é preciso um tempo maior de convivência para que se possa considerar alguém como amigo, mas é assim que nos sentimos em relação a vocês. Já os consideramos como nossos amigos.
    Quanto ao convite que nos fez a Tomsk, estávamos nos programando para irmos à Russia em fevereiro de 2016. Mas, aconteceu algo que nos forçou a mudar de planos: a chegada do nosso primeiro "filhote" o mais tardar na segunda quinzena de janeiro(ela está no quarto mês de gestação precisamente hoje!). Assim, adiamos para 2017. Mas, é como dizia um sábio rei antigo: "há tempo para todo propósito debaixo do sol".

    Quanto às sugestões:

    Você mencionou sobre os comentários. Minha opinião pessoal; se os leitores do blog já ficam satisfeitos com você se dar ao trabalho de responder aos nossos comentários, imagine como se sentem ao serem mencionados em um artigo! A Dani, por exemplo. Ela gostou demais de ter sido lembrada no post sobre a smetana. Acho que nesse ponto sua abordagem foi muito acertada.
    Se me permite fazer uma outra sugestão, diria para que mudasse as cores dos botões das páginas estáticas, que estão numa combinação não muito agradável. Força um pouco a visão e também faz com que os caracteres fiquem um pouco ofuscados pelo fundo, além de não combinar com o restante do template, que está excelente.

    Bem, por hora é isto, nobre irmã russa. Muito obrigado por nos prover este espaço de integração entre nossos povos, que tem tantas coisas em comum.

    Grande abraço e poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Привет Диана и Клебер! Muito obrigada, o ano começou bem mesmo. Parabens com o seu primeiro filho :-) Muita saude para a Diana e que tudo fica bem! Eu tenho certeza que vocês vão ser ótimos pais. É bastante agradavel que Luciano e eu encontramos vocês aqui no blog. Já também consideramos vocês nossos amigos. Tanto que quando pensamos em Curitiba, sempre lembramos de vocês em primeiro lugar :-) Já imaginamos o que vamos mostrar e cozinhar para vocês se vocês nós visitam na Rússia.

      Sobre o blog:

      A sugestão de mencionar os leitores nos artigos veio do Luciano ))) Vou também considerar mudança de cores das botões. Na minha tela maior e melhor ficava boa, mas do laptop eu vi que não fica muito legal.

      Desculpa por demorar com a resposta. Somente hoje eu finalmente consegui relachar em casa aqui em Tomsk :-) Trouxe algumas impressões novas das nossas últimas viagens em relação ao comida. Espero que logo vou ter tempo para compartilhar aqui no blog.

      Até a próxima, meus amigões )))

      Пока! É um bom domingo para vocês!

      Excluir
    2. Привет, Наталия!

      Muito obrigado! Ficamos muito felizes de saber que vocês também nos consideram como amigos! Aliás, como grandes amigos, amigões!
      Mais uma vez muito obrigado! E agradecemos também pelo seu desejo de saúde para nós e nosso pequenino.

      Desejamos o mesmo a vocês. Paz, saúde, prosperidade e felicidade!

      Grande abraço!

      Até mais!

      Excluir
    3. Obrigada :-) Um grande abraço e um beijo para Diana! Espero que um dia encontramos e tomamos café brasileiro ou chá russo )))

      Excluir
  2. Olá, Natalia.
    Como vai?
    Concordo plenamente com você, Kleber. Me senti honrado por você mencionar meu nome no artigo da Okroshka. :D Meu amigo russo me indicou esse prato e logo vim aqui perguntar sobre. :))
    Muito obrigado por responder as perguntas. Você é sempre muito gentil. Estou aprendendo muito com você. :)

    Natalia, tenha um bom fim de férias e um bom regresso ao trabalho!
    Kleber, meus parabéns. Muitas felicidades, saúde e paz a vocês.
    Abraços e saudações Fluminenses! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor!

      Muito obrigado! Desejo o mesmo para você e sua familia!

      Outro abraço e saudações Curitibanas!

      Até a próxima.

      Excluir
    2. Privet, Victor Gabriel! Obrigada por suas palavras. Fico contente que você está gostando da minha pequena criatividade )) Vou continuar essa prática de mencionar os nomes das pessoas nos artigos do blog. E espero que vou conseguir responder todas as perguntas. Eu também aprendo bastante aqui )))))) Procurando infromações para vocês e experimentando várias receitas.

      Um abraço da Sibéria

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!