20 de março de 2016

Mannik (zapekanka de semolina)

Mannik (манник) é um típo de prato que ao mesmo tempo parece pudim, zapekanka e bolo. O nome do prato veio da palavra "manka" (манка) que em russo significa semolina. É muito delicado e não afeita o seu peso. Algo ideal para o café da manhã ou jantar.

Eu prefiro mannik com ameixa seca, mas na verdade pode adicionar qualquer tipo de passas ou noz. Mais uma opção é mannik de baunilha sem nada, com geleia ou xarope por cima. Aqui eu vou dar uma receita básica e você já adiciona (ou não) do que você gosta.

Receita de mannik numa frigideira


Ingredientes

250 g kefir ou iogurte natural
250 g de semolina
uma pitada de baunilha
uma pitada de sal
120 g de açucar
2 ovos
sódio bicarbonado
manteiga

Modo de preparo 

Misture o kefir (ou iogurte) com a semolina e deixe por uma hora. A semolina vai crescer e virar uma massa grossa e fofa. 

Bate os ovos com o açucar, sal e baunilha e adicione na massa. Mexe bem.

Derrete a manteiga numa frigideira no fogo mais baixo que dá para fazer. Coloque nela a massa e tampe ou, se não tiver uma tampa apropiada, cobre com papel aluminio.

Cozinhe até que a superficie parecer com jelatina. Isso pode levar cerca de 30 minutos, mas depende da frigideira, humidade da sua casa, fogo etc. Por isso, fique de olho. Quando o mannik estiver pronto, tire a frigideira do fogo e deixe-o tampado por mais uns 10 minutos.

Importante: Se da parte de baixo o mannik já está bem dourado e dá para ver que está pronto, mas a cima ainda não está 100% parecida com jelatinha (está meio cremosa), é melhor desligar mesmo. Nesse caso é necessário guarda-lo na geladeira por um tempinho. Não te preocupe, que assim ele também é gostoso.

Bom apetite!

7 comentários:

  1. Estou superfeliz, encontrei uma receita em que tenho todos os ingredientes em casa, desde o kefir até a semolina com certeza vou fazer.

    De antemão muito obrigada por compartir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que é possível encontrar esses ingredientes no Brasil! Hoje tmb encontrei algo do Brasil na Rússia: pão de queijo :-)

      Excluir
  2. Bom, te conto que a primeira vez que fiz, segui tua receita ao pé da letra, aí como sou uma louca de pedra kkkkk, resolvi fazer a receita, mais trocando a semola por uma farinha sem glutem, eu utilizei a farinha de trigo sarraceno da primeira vez que fiz, da segunda vez que fiz utilizando farinha sem glutem , utilizei a farinha de quinoa e a terceira vez que fiz utilizei uma farinha sem glutem chamada Teff, em todas as situações o sabor variou, mais o Mannick quedo perfeito e saboroso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, mas o que não é feito de semolina não é mannik. Mannik singifica "bolo de semolina". Quando a gente quer fazer doce de abobora se usa abobora, né. Eu posso fazer doce de kiwi também, mas ele será doce de kiwi e não doce de abobora. Mesma coisa com o mannik.

      Excluir
  3. Olá Natália
    Obrigada pelas dicas da culinária russa! Hoje fiz sirniki com requeijão comprado numa loja russa, em Anadia, Portugal.
    Ficou uma delícia, sobretudo servidos com smetana (também comprada nessa loja).
    Nunca comprei semolina, pois não sabia como cozinhá-la (para além da manaia kacha, mas não gosto). Mas agora vou experimentar fazer o Mannik. Tem um aspeto delicioso.
    Maria Concição Aguiar Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Concição,

      Não esperava por ouvir sobre uma loja russa em Portugual, muito interessante isso. Espero que você goste do mannik, é um dos meus favoritos :-)

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta.
      Conceição Janeiro

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!