12 de março de 2016

Moela com batata à russa

Não sei se estômagos de frango parecem algo comestível para os lusófonos ao redor do mundo, mas para os russos é um dos pratos mais finos. Entretanto, para obter um sabor delicioso tem que saber como se faz. Senão, tem risco de ter um resultado bem meia boca.

Nesse artigo eu vou contar como cozinhar moela com batatas (куриные желудочки с картошкой) e evitar os erros. O prato precisa um pouco de paciência, porque é cozido por uma hora. Mas é símples mesmo para um iniciante! Vamo lá?

Receita de moela com batata


Ingredientes

500 g de moela
uns 700 g de batatas
uma cenoura média
2 cebolas
sal
pimenta-da-jamaica (pode ser moída ou não)
óleo para fritar

Modo de preparo

Lave cada estômago com muito cuidado, retirando tudo o que parece estranho: gordura, pedaços de cor amarela etc. Cada estômago deve ser limpo e rosinho. Esse é o primeiro segredo: se deixar pelo menos um minusculo pedacinho amarelo, todo o prato vai ser amargo. Então, vamos prestar atenção.

O segundo segredo é cozinhar por muito tempo, senão a moela parecera borracha. Por isso, mesmo se eu vou frita-la, primeiro eu cozinho por uns 25 minutos na água fervendo. Isso é o que vamos fazer nessa receita.

Enquanto a moela está ficando macia e gostosa, prepare os outros ingredientes: pique a cebola e a cenoura, tire a casca da batata e corte-a em rodelas médias.

Numa frigideira grande frite a cebola. Adicione a cenoura e frite mais um pouco. Quando os ligumes estiverem prontos, adicione as rodelas de batata e deixe as fritar um pouquinho também.

Retire os estômagos do caldo. O caldo vai para as batatas e os estômagos devem ser cortados em fatias e também cozidos junto com tudo o resto por mais uns 25 minutos. A quantidade do líquido deve ser bastante para quase cobrir todos os ingredientes. Se não tiver bastante caldo, adicione água. Quando todos os ingredientes estão juntos na frigideira, eu adiciono o sal e a pimenta-de-jamaica (nós a chamamos de pimenta cheirosa - душистый перец). Pode também adicionar umas duas folhas de louro.

O prato está pronto quando a batata parece macia e o liquido evaporou bastante.

A moela com batata é um prato que pode ser comido como é ou com uma salada leve e smetana. Eu prefiro come-ló depois de algum tempo, quando a comida "descansou" e não na hora. Assim as batatas tem um sabor mais pronunciado.

Bom apetite!

8 comentários:

  1. Olá, Natalia!

    Muito interessante esta receita! E muito parecida com uma que de vez em quando fazemos aqui em casa. No Brasil, o estômago de frango nós chamamos de "moela". Aqui já vem congelados e processados em pacotes de 500g. A única diferença é que aqui nós usamos a panela de pressão. Em pouco mais de dez minutos, eles ficam tão macios que se desmancham... E fazemos também com batata... Mas, vamos provar esta variação. Depois de frito, deve ficar ainda mais saboroso!
    Abraço!!! Poka, poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que interessante :-) Então, é melhor usar a palavra "moela"? Não esperava que se come algo parecido no Brasil.

      Abraço para você e a família!

      Excluir
  2. Oi, Natalia e Kleber!!! :) Minha avó adora moela. Aqui no interior do RJ era um prato muito consumido, mas hoje em dia não sei se é. É interessante saber que na Rússia se come moela. Particularmente, não ligo muito não, mas, bem feito, deve ser realmente bom. Prefiro estômago de boi com batatas e, às vezes, com feijão branco(chamamos o prato de bucho ou dobradinha). Fiquem com Deus. Abraços! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor! Esses estômagos de boi são recheados ou se come mais ou menos como moela?

      Excluir
    2. Grande Victor!
      Quanto tempo! Aqui no sul moela é um prato muito comum. Inclusive, no restaurante onde almoço se serve uma vez por semana no buffet. Não é tão bom quanto o que a Dani faz, mas é saboroso também.
      Quanto à dobradinha, é realmente divina, se for bem feita. Minha mãe sabe fazer. Fazemos com feijão branco ou feijão cavalo. Fica realmente demais!
      Natalia, a "dobradinha" se come mais ou menos como moela. Só que vão mais ingredientes.
      Victor, meu caro, grande abraço e fique com Deus também. :-)

      Excluir
    3. Oi, Natália! Oi, Kleber! :) Bom falar com vocês novamente. Sim, o Kleber está certo. A "dobradinha", ou como chamamos aqui no interior, o "bucho" bem feito é muito bom. Aqui às vezes fazemos com feijão às vezes não. Natália, o bucho do boi não é recheado, mas no Nordeste do Brasil há o que chamamos de buchada de bode. Nunca comi, mas acho que o estômago do bode é recheado. Quando tiver oportunidade de ir à Feira de São Cristóvão (feira de produtos nordestinos), no Rio, vou ver se a buchada de bode é boa. :)
      Fiquem com Deus. Abraço

      Excluir
    4. Olá. Na verdade, a dobradinha não é o estômago do boi. Poderá parecer estranho para alguns, mas é realmente o intestino. Claro, não é por isso que deixa de ser delicioso, só quis comentar o erro.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!