8 de junho de 2016

Chicória substitua café para os russos?

No norte do planeta existe uma planta que se chama cichorium ou chicória (цикорий). É uma erva com flores azuis que cresce nos campos abertos. Na Rússia até hoje ainda pode se encontrar nas cidades menores. Entretanto, pouco a pouco a monocultura toma o lugar de flores e ervas locais. Maioria das pessoas pensam que isso é bonito e "civilizado"... Contudo, o artigo não é sobre a variação de plantas nas cidades russas, mas sim sobre a bebida que é feita dessa erva de cichorium. 

Eu acredito que é algo nacional, porque nunca ouvi nada de bebida de chicória nos outros países (sem contar as da ex-USSR).

Como fazem a bebida de chicória?  Os raízes da planta são fritos e moídos até que ficam pó de cor marrom (mesma cor que a de chocolate em pó). Hoje em dia é normalmente instantaneo, mas algumas pessoas recolhem a erva e fritam a em casa. Para fazer uma xícara de chicória é preciso uma colher de raizes em pó e água fervendo. A chicória pode ser com açúcar ou/e leite ou sem. O sabor dessa bebida é amargo.

Por algum motivo, os russos consideram-a uma substituição de café. Eu não acho assim. A cor e a aparencia até que parecem, mas o sabor e o cheiro não tem nada ver. Além disso, a bebida tem seu próprio valor, porque é boa para saude, principalmente para quem tem diabetis ou pressão alta. Para falar a verdade, ela não tem muito respeito na Rússia, talvez por causa da sua reputação de substituir café para quem não pode o tomar ou simplesmente não tem bastante dinheiro. Eu acho isso um preconceito. É verdade, que tem que ter gosto para essa bebida, mas ela não tão ruim assim (mesmo que eu não curto).

2 comentários:

  1. privet!

    Natalia, aqui no Brasil existe uma planta como o mesmo nome, você sabe se é a mesma planta, o que eu consegui descobri da planta que te estou falando é o seguinte "Cichorium intybus conhecida popularmente como chicória é uma erva bianual da família das Compositae, nativa da Europa e da Ásia posteriormente cultivada em todo o mundo, é utilizada na alimentação e como planta medicinal"

    De antemão muito obrigada

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!