24 de julho de 2015

Bolo com cereja e creme de smetana

Uma delícia: bolo com cereja e creme de smetana (вишнёвый пирог в сметанной заливке). Nem sei o que dizer sobre esse bolo de tão gostoso que ele é! Vou somente compartilhar a receita e as fotos.

Receita de bolo com cereja e creme de smetana


Ingredientes

Meu bolo com cereja e creme de smetana
Massa
100 g de manteiga ou margarina
200 g de farinha de trigo
1 gema de ovo
1/3 de copo americano de açúcar
1 colher (chá) de açucar de baunilha ou 1 pintada de baunilha em pó

Recheio
Mais ou menos 400 g de cereja sem caroços (bastante para cobrir o fundo da forma)*
2 ovos (eu uso a clara daquele outro ovo e 1 ovo inteiro)
1/3 de copo americano de açúcar
1 colher (chá) de açucar de baunilha ou 1 pintada de baunilha em pó
250 g de smetana (melhor usar a que tem 20% de gordura ou mais)**
1 colher (sopa) de amido de batata

*Pode usar cereja fresca, congelada, em conserva ou retirada de kompot.
** Se você não tem smetana, experimente usar creme de leite. Deve ficar bom, mesmo que o sabor vai ser um pouco differente. Talvez é bom adicionar uma colher de sopa de iougurte no creme de leite. Ou também dá para fazer smetana caseira.

Modo de preparo

Para fazer a massa use a manteiga um pouco derretida. Misture-a com o açúcar e o açúcar de baunilha, usando um garfo. Adicione a farinha de trigo e misture a massa com as mãos. Não coloque toda a farinha de uma vez. A massa não deve quebrar em pedaços, por isso não adicione mais farinha se a massa já parece boa e lisa.

É hora de experimentar como ficou!
Unte a forma com margarina e polvilhe com farinha. Espalhe a massa nessa forma. Os lados do bolo eu faço um pouco mais finos que o fundo. Deixe a forma com o futuro bolo no freezer enquanto fizer o recheiro. Ligue o forno também para ele esquentar.

Para fazer o creme de smetana, misture todos os ingredientes do recheio, exceto as cerejas. Não use liquidificador, um garfo serve melhor.

Coloque as cerejas em cima da massa e ponha o creme em cima. Corrija se for necessário (as cerejas não devem ficar grudadas em um lugar só). Deixe o bolo no forno por 45 ou 50 minutos mais ou menos. Nos primeiros 10 minutos use a temperatura de 180 graus, depois diminua para 160.

Como entender que o bolo ficou pronto? Aos lados ele vai ficar bem douradinho e o creme fica liso em cima e cremoso por dentro. Deixe o bolo esfriar pelo menos uma hora. Assim o creme vai obter a consistência de pudim.

Além de fazer bolo de cereja, essa receita deve ser muito boa com morango, framboesa, mirtilo ou golubika. Morango é bastante internacional, então se não tiver cereja... ;-)

15 comentários:

  1. GENTEE!!! Isso deve ser de lamber os dedos!! Linda a foto! Dá pra comer com os olhos! Farei assim que possível!!

    Curti muito o blog! Não conheço muito de comidas russas e aqui dá pra aprender mais um pouquinho!!

    Beijoos!
    Lalí

    ResponderExcluir
  2. Privet, Natalia! Tudo em paz?

    Desse jeito o Luciano vai engordar pra caramba!rsrsrsrs
    Brincadeiras à parte, provamos e ficou simplesmente divina! Apenas que, no lugar da smetana colocamos creme de leite comum. Talvez fique ainda mais saborosa com a smetana, mas enfim, teremos a receita dela em breve. Então saberemos.....rsrsrs

    Grande abraço para você e o Luciano.

    Poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Kleber e Diana! Tudo ótimo )) Espero que ai também.

      É sempre legal saber que o leitor provou a receita e ainda mais legal quando ele gostou! Esses bolos realmente são um perigo não somente para o Luciano, mas para mim também ))))) Bolo é o meu prato favorito para cozinhar, porque há milhares de variações. E quando estou de férias, sempre quero experimentar todas elas. Acabo fazendo um quase todo dia!

      Um abraço para vocês, espero que vou conseguir com smetana!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi, Angelina! No Brasil, infelizmente é só fazer em casa ou substituir com creme de leite. Para fazer smetana em casa, veja esse artigo http://comida-russa.blogspot.ru/2015/08/como-fazer-smetana-em-casa.html

      Excluir
  4. Priviet Natália:) consegui fazer a smetana caseira!! :) fiquei feliz rsrs agora quero provar este bolo que me parece mesmo delicioso! Você é demais com essas receitas ! Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Bárbara :-) Parabéns! Creme de leite em Moji das Cruzes deve ser bom. Você usou de caixinha ou tem feira de produtos caseiros?

      Excluir
  5. Aah Natália pode ser amido de milho no ligar de amido de batata ? E que não procurei ainda esse ingrediente mais caso eu não ache você acha que usar o amido de milho vai ficar ruim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dá para experimentar, mas não tenho muita experiência com amido de milho. Não tenho certeza se vai ser mesma coisa. Ruim não deve ser.

      Excluir
  6. Usei um de caixinha mesmo com 20% de gordura e ultra pasteurizado! E as feiras aqui acontecem tipo uma vez por ano vou ficar atenta mesmo para comprar algumas coisas. Vou procurar então mais um pouco o amido de batata. :)

    ResponderExcluir
  7. Priviet Natalia

    Esta é outra receitinha que pretendo fazer nas proximas aventuras na cozinha, mais me surgiu uma duvida, como no Brasil é muito difícil encontrar cerejas frescas, princupalmente na região onde vivo, gostaria de saber se posso realizar esta receita com cerejas em calda

    De antemão muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Unknown! (Por que você é Unknown? :-) )

      É possível fazer esse bolo com cerejas em calda sim.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!