26 de setembro de 2015

Massa lêveda de centeio para fazer pão

Tradicionalmente, na Rússia o pão era feito sem fermento. Em vez disso, nas receitas clássicas se usa massa lêveda. É uma mistura de farinha e água que passou pelo processo de fermentação. Ela é adicionada à massa e ajuda-a a crescer. Diferente do fermento, a massa lêveda é boa para saude e sempre dá certo. Seu pão feito com massa lêveda nunca vai parecer um tijolo! É sempre bom.

Então, se você quer fazer um pão borodinsky ou algum outro típo de pão preto russo, o primeiro passo vai ser a massa lêveda ;-) Em russo ela se chama zakváska (закваска). Você vai precisar de água, farinha de centeio e um pouco de paciência. O processo dura uns 3 ou 5 dias. Mas depois você vai ser recompensado, porque a sua massa lêveda pode ser guardada pela iternidade e usada para fazer pão ou bolo a qualquer momento.

Receita de massa lêveda de centeio


DIA 1: Prepare um pote de vidro ou de cerâmica limpo e seco. Aqui vai "morar" a nossa massa lêveda :-) Misture metade de um copo americano de farinha com mais ou menos a mesma quantidade de água morna ou um pouco menos. A massa deve ficar como smetana ou creme de leite. Coloque a no pote e feche com um pano ou use uma tampa com buraquinhos. Deixe na cozinha fora da geladeira e espere até amanhã.

DIA 2: Chegou amanhã. Vamos ver o que está acontecendo com a nossa massa lêveda. Provavelmente você vera algumas bolinhas de ar nela. Também é provavel que está cheirando mal. Isso é totalmente normal. Adicione mais farinha e água (mais ou menos a quantidade de ontem). Misture e deixe o pote no mesmo lugar.

DIA 3: Mais uma vez adicionamos farinha e água (de novo é metade de um copo americano de cada ingrediente). A noite se você cheirar a sua massa mágica, ela já não tem um cheiro ruim e cresceu no mínimo dobro do seu tamanho. Isso signifíca que ela está pronta.

Pode acontecer: 

É possível também que o processo vai levar até 5 dias, isso é normal. Nesse caso você vai perceber que a massa não cresce tão rápido assim ou o cheiro ruim não desapareceu no dia 3. Não te preocupe e só continue adicionando farinha e água mais uns 2 ou 3 dias.

Raramente, mas acontece que a receita não funciona e a massa não cresce. Isso signifíca que a farinha é ruim. Compre outra marca e tente de novo. Se acontecer, não fique triste, porque agora você sabe qual farinha na sua cidade é de boa qualidade.

Como guardar essa massa?


Como eu disse, a massa lêveda pode ser guardada até o mundo acabar. É só colocar o pote na geladeira e cada semana tirar parte dessa massa e trocar pela mesma quantidade de farinha misturada com água, mexer e deixar até a próxima semana. 

Assim você pode fazer pão caseiro cada fim de semana, se quiser. A massa lêveda também pode ser usada em vez de fermento nos bolos e pirozhki! Assim eles ficam mais saudaveis.

Boa sorte na cozinha! 

9 comentários:

  1. Olá! Como vai? Nossa, muito interessante! Realmente temos que ter paciência para fazê-la! Ainda bem que tenho, rsrsrs.
    Natalia, depois da massa pronta eu misturo ela aos ingredientes, como passas, malte, etc. ?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor Gabriel! Estou bem, obrigada. E você?

      Você entendeu certo sobre essa massa lêveda. Depois parte dela vai para a massa do pão. O próprio pão tembém não é feito em um dia só )))) A sua paciência vai ser útil!

      Um abraço da Sibéria )

      Excluir
    2. Estou bem, obrigado! :)
      Hahaha Okey. Vou tentar fazer em breve. Espero achar essa farinha por aqui. Geralmente nas cidades do interior é mais difícil achar. Mas deve ter.
      Abraço do Rio.

      Excluir
  2. Privet, Natalia!
    Olá Victor!

    Esta receita de fermento me fez lembrar de uma que minha mãe usava à base de batata. Não sei como ela fazia, mas sei que deixava o pão fofinho e saboroso.
    Essa de massa lêveda já é usada desde os tempos bíblicos. E realmente é infalível e eterna...rsrsrs

    Apenas uma dúvida, Natalia:

    Funciona apenas com farinha de centeio ou também com trigo ou cevada?

    Bom, é só.

    Saudações curitibanas para os amigos na Sibéria e o conhecido no Rio!

    Poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kleber. Muito interessante. Eu tenho amigos em Irati e Curitiba. Estive por aí 3 vezes. O pessoal de Irati faz um pão maravilhoso. Aqui no interior do Rio não temos tanto essa cultura. Saudações!

      Excluir
    2. Oi, Kleber! Ela funciona com farinha de trigo também, mas nem sempre. Por isso é bom adicionar nela um pouco de farinha de centeio. Abraço.

      Excluir
  3. Olá, obrigado pela receita. Só uma dúvida. Pra 1kg de trigo quanto devo acrescentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer, quando fizer o pão? Depende da receita. Se for sobre um 1 kg de massa lêveda, é só contar as proporções em copos americanos.

      Excluir
  4. Com certeza vou fazer, pois no Brasil se faz um pão que utiliza a massa lêveda e em vez fazer com farinha de centeio se faz com farinha de trigo e chamamos de Pão de Cristo é o processo de se fazer é muito semelhante

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!