10 de setembro de 2015

O que os russos comem no café da manhã?

Respondendo a pergunta do Victor Hugo sobre as refeições na Rússia, vou começar com o café da manhã. Na verdade, eu acho difícil falar sobre o café da manhã típico de algum país, tanto meu próprio, quanto estrangeiro. As pessoas sempre fazem escolhas pessoais, ainda mais nesse mundo moderno onde aos poucos todos nós aprendemos sobre as outras culturas e copiamos algumas coisas delas. Então é difícil dizer o que é típico, porque eu como assim, mas ou meu vizinho come diferente. Entretanto, vou tentar definir o que é um café da manhã russo :-)

Em primeiro lugar, quero mensionar um fato curioso sobre a palavra russa "завтрак" (závtrak) que singifíca "café da manhã". Você talvez já tinha ouvido que ninguém pode pegar o amanhã, porque sempre é hoje. Bom, para os russos isso não é um problema, tanto que "завтрак" signifíca literalmente "o tempo de amanhã" ou "o tempo de aproveitar amanhã". Se os brasileiros "tomam café da manhã" (mesmo os que não o bebem), os russos "aproveitam amanhã".

Agora como eles aproveitam? Depende. Muitas pessoas tomam chá ou café, as vezes leite ou suco, e comem pão com manteiga, mortadela, queijo, varenie, leite condensado ou mel, biscoitos ou algo do típo. Essas são as pessoas que não gostam de ter café da manhã completo ou que estão com pressa. As que não precisam sair de casa correndo, podem adicionar algo mais, como kasha (comida tradicional feita de grão) ou ovo frito. As pessoas que gostam de seguir regimes, principalmente mulheres, sempre comem kasha ou jogurte no café da manhã, as vezes variando com tvorog. Um certo chique é comer bliny, oladi, syrniki ou zapekanka no seu café da manhã. Qualquer típo de cozido fresco, especialmente quentinho também é algo legal.

Eu pessoalmente vario todos os jeitos mencionados.

O que não é considerado aceitável para o café da manhã e a sopa. Sopa para o café da manhã é algo que os russos acham bastante engraçado. Ao mesmo tempo... cada russo (inclusive eu) já tomou sopa para o café da manhã pelo menos uma vez na sua vida :-) Ainda mais vulgar é tomar álcool bem de manhãzinha, mas acho que é vulgar no qualquer país.

Normalmente os russos tomam o café da manhã em casa. Comparado com o Brasil, os restaurantes, padarias e lojas abrem bem mais tarde, as 9:00 ou 10:00. Mesmo se tiver um mercado de 24 horas perto da sua casa, não vale a pena procurar pão quente as 7:00 da manhã. Nessa hora tem somente pão de ontem. Mas tem uma notícia boa para quem não vai trabalhar cedo e quer comer fora de casa. Os restaurantes e os fastfood na Rússia fazem promoções para o café da manhã completo. Muitas vezes elas são atraentes.

Bom, acho que é mais ou menos isso. Espero que agora você tem uma ideia sobre como é o café da manhã na Rússia ;-)

13 comentários:

  1. Привет, Наталья!

    Hoje não temos mais este costume mas, quando eu era criança, minha mãe nos servia muito no café da manhã um prato que talvez ache estranho; batata doce cozida amassada com leite e um pouquinho de açúcar. Ou abóbora cozida no lugar da batata doce. Muito saboroso! Aliás, você conhece a nossa batata doce? E quanto à abóbora? Já provou? Conhece alguma receita?

    Por falar nisso, existem estes dois na Russia? Há receitas russas que incluam estes ingredientes?

    Bem, por hora é isso.

    Abraço e até breve!

    Пака, Пака!

    P.S - Estou gostando bastante dos outros projetos de vocês. Em especial o aboutbrazil.org...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Добрый вечер, Клебер!

      Esse prato que você descreveu parece um pouco estranho mesmo :-) Mas é por causa da batata doce que eu não estou muito acostumada a comer e o açúcar que eu não imagino junto com batata. Já abobora eu também cozinho no leito, só não a esmago. Temos abobora na Rússia (achei engraçado quando li a pergunta de tão comum que é a abobora aqui), mas batata doce não temos. Dá para achar batata doce importada nos mercados grandes ou caros das capitais, mas em quantitades pequenas.

      Vou compartilhar também algo que pode parecer estranho :-) As vezes eu como pão com manteiga e pedaços de arenque (peixe salgado tradicional na Rússia, Finlândia e Holanda) jutno com café. Acho isso um bom café da manhã! Algumas pessoas não entendem :-D

      PS: Obrigada por visitar os nossos rescursos. Você já entende um pouco de russo ou usou google translator para ter uma ideia do about-brazil?

      Пока и до скорого!

      Excluir
    2. Добрый день, Наталия!

      Acontece que a batata doce do Brasil é doce de verdade! Tem um sabor bem diferente da batata tradicional. Quanto à abóbora, posso dizer que aprendi mais uma, visto que eu achava que fosse uma exclusividade do Hemisfério Sul...rs(com exceção dos EUA).

      Para nós, seu pão com manteiga e arenque é normal. A Dani faz patê de arenque, sardinha ou atum o tempo todo para passarmos no pão para o lanche da tarde ou mesmo no café da manhã. Aliás, ela é simplesmente fanática por frutos do mar...

      Quando formos para a Russia, levaremos bastante café e batata doce para vocês...rs(o café é certeza, já a batata doce é brincadeira. Impossível levar...rs)

      Oy, izvinite! Ya ne govoryu po russki!

      Quanto ao idioma, digamos que estou num estado parecido ao de um bebê que aprende suas primeiras palavras. No momento, estou me esforçando para enriquecer meu vocabulário com pelo menos uma palavra nova todo dia. No restante, peço a ajuda do "tio google", mesmo.
      Creio que em breve terei de procurar um bom professor de russo.

      Bem, é isto.

      Abraço a vocês e bom final de semana.

      Excluir
    3. Привет ещё раз! :-)

      Onde vocês compram arenque? Eu comi arenque uma vez só quando estava no Brasil, numa feira eslava.

      Suspeitei desde o princípio que você está estudando russo :-) Eu pensei em postar alguns artigos relacionados com a língua russa no futuro. Por exemplo, como ler um cardápio ou pedir comida no restaurante. Tipo assim.

      Um bom fim de semana para vocês também. Um abraço da Sibéria!

      Excluir
    4. Доброе утро, Наталия!

      Compramos arenque ou em uma rede de supermercados famosa que tem por aqui ou no Mercado Municipal, quando o preço está razoável.
      Quanto aos artigos achamos uma ótima ideia! Ficamos no aguardo.

      Abraço! E boas aulas, professora! rs

      Excluir
  2. Artigo muito interessante. :) Acho que me adaptaria fácil haha :)))
    Pelo menos aqui em casa, no café, costumamos beber café com ou sem leite e/ou chá (no inverno) e comemos pão francês com manteiga ou frios. Mas também variamos, às vezes substituímos o pão francês por outro tipo, às vezes também por aipim, batata doce, banana da terra ou inhame. :D Minha avó fala que antigamente se misturava farinha de mandioca com café e se comia/bebia... O gosto deve ser meio doido kkk
    Natalia, existe farinha de mandioca na Rússia?
    Obrigado... abraços! :D

    ResponderExcluir
  3. querida natalia agiar, gozado eu achei o . seu . sobrenome muito interessante. agiar é muito comum aqui no brasil o sobrenome aguiar; eu leio muito bem russo, mas nao falo, sei somente ler. porque sempre gostei das óperas russas, então conheci um grande russo, andrei berdnikoff, amigão do peito, mora em santo andré, são paulo, onde também morei 17 anos. ele me ajudou muito na lingua russa, mas, por causa das minhas limitações pessoais, eu aprendi pelo somente a ler, falar nao. mas, querida, voce não respondeu se existe farinha de mandioca na russia. existe, ou não??? spacibo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Antonio! Infelizmente, não existe farinha mandioca na Rússia. Maioria das pessoas aqui nem sabem o que é. Mas que sabe no futuro.

      Meu sobrenome é do meu marido, ele brasileiro.

      Excluir
  4. meu amigo andrei berdinikoff tem uma prima chamada natalya. que parece ser um nome comum
    na rússia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Natalia é bastante comum na Rússia. Eu diria que no geral nós temos menos nomes e por isso eles repetem.

      Excluir
  5. Olá! Ultimamente tenho procurados por blogeiras eslavas como você e percebi que muitas delas fazem pão caseiro, quueijo, geléia, etc. Aqui no Brasil, pelo menos na cidade em que moro, nãoo temos esse costume. Normalmente compramos tudo pronto. Outra coisa que meu amigo me contou também é que na feira é comum encontrar iogurte, queijo cottage e outros laticinios fresquinhos.. Eu tenho muita vontade de experimentar as receitas eslavas por causa disso também! Os ingredientes são todos fresquinhos! E as receitas tem aquele gostinho de "casa", sabe.. Pelo que vejo nos seus posts (e por algumas receitas que tentei fazer mesmo faltando um ou outro ingrediente) a comida russa deve ser uma delícia! E ainda têm o bônus de ser bem natural e saudável ;)

    Muito obrigada pela sua boa vontade de postar essas receitas em portugugês. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Para falar a verdade, eu também não faço pão caseiro :-) Isso não é muito comum na Rússia. Eu publico as receitas dos típos de pão russo que são difíceis de encontrar nos outros países para quem gostaria de ter na mesa mesmo assim. Obrigada pelo elogio. Eu digo o mesmo sobre a comida do Brasil. Eu passei um tempo lá e adorei a comida!

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!