17 de outubro de 2015

Kasha eslava de trigo sarraceno e centeio

Em Tomsk eu encontrei trigo sarraceno misturado com centeio e aprendi mais uma receita com esse grão: kasha eslava (славянская каша). O produtor da mistura, A Altaiskaya Skazka (Conto de Fadas do Altay) veio da região de Altay, conhecida pelos seus produtos naturais.

Kasha eslava fica diferente de trigo sarraceno comum graças ao centeio e ao modo de preparo. É uma ótima opção para café da manhã e possui sabor bastante especial. Se não tiver a possibilidade de fazer a autêntica kasha eslava com centeio, é possível também usar a receita com trigo sarraceno puro.

Receita de kasha eslava


Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 caneca de grão (trigo sarraceno ou trigo sarraceno misturado com centeio)
1 caneca de água
sal

Modo de preparo

Lave o grão com água fria. Coloque a água numa panela ou numa chaleira para esquentar. Enquanto a água está esquentando, ponha a manteiga numa panela funda e ligue o fogo. Adicione sal. Quando a manteiga já está derretida, coloque o grão na panela e misture bem. Adicione a água fervendo e tampe a panela. Cozinhe de 9 até 10 minutos.

4 comentários:

  1. Bom dia, Natalia! Como vai?
    Muito interessante e diferente essa receita para mim. Obrigado por compartilhar mais um prato da cultura alimentar russa. Tem uma aparência boa que de longe parece um feijão tropeiro. Como é o sabor? Esse prato é regional ou é bem difundido aí? Devo ir à Russia em Janeiro de 2018 estou doido para experimentar alguns pratos que aqui são difíceis de encontrar ingredientes.
    :) Certamente terei que ir ao Rio para ver se encontro alguns desses. Ainda bem que não é longe e vou quase todo mês pra lá.
    Tenha uma boa semana! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor Gabriel!

      Eu diria que esse prato é um daqueles que foram esquecidos e estão aparecendo de novo. No momento a Rússia está aos poucos relembrando o seu passado que foi desvalorisado. A kasha eslava foi redescoberta na Sibéria. Agora também chegou na parte Europeia do país, mas por enquanto poucas pessoas lá a conhecem.

      Abraço e uma boa semana para você!

      Excluir
  2. Eu sei fazer uma receitinha com trigo sarraceno o tabule, amei as sugestões, já estou guardando elas
    muito obrigada minha amiga Natalia por compartir estas receitas
    Bjs

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!