20 de dezembro de 2015

Conto de fadas Repka (Nabo)

Já faz um tempinho que eu não publico nenhum conto de fadas sobre comida. Vamos corrigir isso e aprender um pouco mais do folclore russo. Dessa vez vai ser um conto de fadas chamado "Nabo" ("Репка"). 

Nabo (aquele que é redondo e amarelo) fazia parte da culinária russa antiga. Hoje em dia ele foi superado por uma imigrante da América Latina, a nossa querida batata :-) Mas antes, o nabo era um produto muito importante e os caboclos o plantavam muito. Não é surpresa que ele participe num conto de fadas! 

"Nabo"


Era uma vez um casal de velhinhos que morava numa vila. Eram pessoas símples e só viviam da sua horta. Junto com eles vivia uma menina, a neta deles, um cachorro Jútchka, um gato e um ratinho. 

Um dia o velhinho plantou um nabo. O nabo cresceu muito bonito, gostoso e grande. O vovôzinho foi para tira-lo da terra. Ele puxava e puxava, mas não conseguiu. 

Então chamou a vovózinha para ajudar. A avó segurou no avô, o avô no nabo e juntos puxaram. Mas não conseguiram. 

Chamaram a neta. A neta segurou na avó, a avó segurou no avô, o avô no nabo e juntos puxaram. Puxavam, puxavam, mas não deu! 

Chamaram a Jútchka. A Jútchka segurou na neta, a neta segurou na avó, a avó no avô, o avô no nabo e juntos puxaram. Puxavam, puxavam, mas não conseguiram.

Chamaram o gato. O gato segurou na Jútchka, a Jútchka segurou na neta, a neta na avó, a avó no avô, o avô no nabo e juntos puxaram. De novo não deu! 

Fazer o que? Tinham que chamar o ratinho também. O ratinho segurou no gato, o gato segurou na Jútchka, a Jútchka na neta, a neta na avó, a avó no avô, o avô no nabo e juntos puxaram. Tiraram o nabo!

Esse é um dos primeiros contos de fadas que as crianças russas aprendem. A ideia dele é que as vezes é necessário juntar para resolver problemas e que a participação de alguém que parece insiginificante (como um ratinho) pode mudar as coisas para melhor :-) 

6 comentários:

  1. Privet, Natalia! Kak dela?

    Linda história de cooperação e amizade. E lindíssima ilustração para o artigo. O artista que a desenhou tem muito talento. Mas, sabia que aqui no Brasil também temos várias lendas(no Brasil chamamos assim os contos de fadas). E uma delas é sobre a nossa popularíssima mandioca, uma raiz(assim como o nabo) que não pode faltar na mesa do brasileiro.
    Dá uma olhada neste link e depois conte pra gente o que achou:

    http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_mandioca.htm

    Uma pergunta: O Nabo ainda é muito usado aí nas receitas em geral? Ou foi substituído pela batata?
    Bom, por hora é isso! um abraço de uma tórrida Curitiba!

    P.S - Мы желаем вам счастливого пути к Воскресенск)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, amigos! O nabo foi quase esquecido graças a batata. Hoje em dia os russos raramente o compram e usam nas saladas. Desculpem por demorar com a resposta :-)

      Excluir
  2. :) Olá, pessoal!
    Gostei do conto de fadas. :) Vou contá-la para minha irmã. Feliz Natal! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Natalia sou apaixonado pela Rússia, meu filho está fazendo intercambio lá (foi em agosto e volta em junho deste ano, está em Votkinsk). Está gostando muito da família onde está. Eu tenho a intenção de fazer um livro somente de comidas da Rússia e gostaria de saber se posso utilizar várias informações de seu blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, para falar a verdade eu não queria que alguém usasse o meu conhecimento e as informações, que eu dou um trabalho para procurar, para fazer um livro com seu nome :-) Agora se for para dar referencias ou algo assim, podemos falar sobre isso e definir os termos.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!