19 de março de 2016

Semolina e os pratos russos feitos dela

Semolina (манка, манная крупа) é um tipo de farinha que é muito conhecido nos países eslavos, inclusive a Rússia. Ela parece com farinha de madioca só que é amarelada ou meio branca (como na foto). Semolina é feita de trigo, mas é não é moída em pó. 

Na Rússia semolina se usa principalmente para fazer kasha ou pudins chamados "mannik". Kasha é feita com grande quantidade de leite e pode ser símples ou bastante rica em ingredientes. 

Quando a semolina interage com leite ou água ela cresce bastante e vira uma massa grossa. Por isso, ela serve como um ingrediente adicional que ajuda a fazer uns certos truques. Por exemplo, é possível fazer alguns pratos feitos no forno usando uma frigideira. Ou, se você quer fazer sirniki e eles não estão dando certo (são líquidos demais ou algo assim), basta adicionar um pouco de semolina que tudo vai ser bom.

Semolina é recomendada para quem quer emagrecer, porque ela diminui a quantidade de gordura no corpo. Sendo um tipo de grão/farinha que é digestada na parte mais baixa do intestino, ela ajuda a cuidar dele e evitar doenças. Por outro lado, a semolina contem grandes quantidades de gluten, o que pode ser ruim para quem tem alergia.

7 comentários:

  1. Olá! Muito interessante, Natália. Realmente lembra um pouco a farinha de mandioca. É possível encontrar farinha de mandioca na Rússia? :) Você poderia dar a receita de kasha? Você gosta? :) Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor Gabriel :-) Infelizmente, por enquanto não temos a farinha de mandioca na Rússia. Mas acho que no futuro pode aparecer.

      Vou dar uma receita de kasha sim )) Eu gosto, mas somente às vezes. Por enquanto eu programei uma receita de mannik.

      Bom domingo!

      Excluir
    2. Oi, Natalia. Obrigado por responder. Ah, que pena! :( Tomara que sim!!! Jóia! :) Bom domingo!!!

      Excluir
  2. Minha querida amiga Natalia, te conto que a semolina para mim, não é nenhuma novidade, conhecço desde minha terra onde nasci (Bolivia) e graças a você vou aumentar minha coleção de receitas com este produto.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! E quais são os pratos tradicionais de semolina na Bolivia? Eu já vi o seu blog também e planejo estudar receita por receita. Sei pouco sobre a comida na America Latina, sem contar o Brasil, mas me interesso muito.

      Excluir
    2. Priviet! Natalia

      A maior parte são sopas que a gente costuma chamar de Lawua

      Excluir
    3. Que diferente da Rússia! Nunca poderia imaginar que dá para fazer sopa de semolina :-) Agora vou querer testar. Tenho que aprender mais sobre a comida na America Latina. Vocês têm tantos pratos maravilhosos!

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!