26 de abril de 2016

Viagem culinária pela Sibéria: pinhão de cedro

Já mencionei aqui um produto exclusivamente siberiano chamado leite de cedro. Aqui vou falar um pouco mais sobre o próprio pinhão de cedro (кедровые орешки). Se você já imaginou algo parecido com o pinhão do sul do Brasil, diminui o tamanho uns 10-20 vezes :-) Pinhão de cedro é como se fosse pequenos sementes brancos e redondos (veja a imagem ao lado). Eles tem seu cheiro caracteristico e um sabor muito agradável. Disem que não dá para comer muito, porque enche rápido, mas... para mim é difícil parar até eu acabo com tudo :-)

Um exemplo de cedro (fonte)
O engraçado é que recentemente eu aprendi que na verdade o nosso cedro não é nada de cedro. É um pinheiro que é parente de cedro. A árvore se chama "pinheiro siberiano" (em latim, "pinus sibirica"). Se você olhar as imagens do cedro e comparar com o pinheiro siberiano, eles nem parecem. E por acaso, os sementes do cedro verdadeiro nem são comestiveis. Entretanto, tudo mundo na Rússia e nas redondesas já se acostumou em chama-lo de cedro e nem sabe sobre a diferença. 

O pinheiro siberiano cresce principalmente na Sibéria Oeste, sobretudo na Tomskaya Oblast (eu vejo um monte quando viajamos para Novosibirsk e passamos florestas) que é considerada a Terra de Cedro e produz a maior quantidade de pinhão de cedro. Um fato que eu achei incrível sobre o pinheiro siberiano é que ele vive por 400 ou 500 anos, ou até mais.

Pinus sibirica (fonte)
Comer pinhão de cedro não é somente legal, mas é bom para saude. Principalmente por causa do óleo que ele contem. 

Diferente do pinhão de araucaria, o pinhão de cedro não preciso ser cozido e se come fresco. Ele também pode ser um bom ingrediente para adicionar nos bolos, biscoitos e sorvetes. Existe também farinha de pinhão de cedro que pode ser usada para adicionar nas massas ou para fazer leite de cedro.

Falando sobre as bebidas, perto da Universidade Estatal de Tomsk tem um pequeno quisque que faz latte e capuccino com sabor de pinhão de cedro. Isso eu não aprendi ainda a fazer, mas imagino que é feito com o leite de cedro. É gostoso!

Algo mais tradicional é o mel com pinhão de cedro. Para faze-lo você vai precisar de mel fresco de boa qualidade, uma pequena jarra e algumas colheres de pinhão de cedro. A jarra deve ser pequena, porque apos de abrir e mexer um pouco o pinhão interage com o mel de algum jeito que deixa ele cristalisar muito rápido. Então tem que ser comido quase hoje ou amanhã. 

6 comentários:

  1. Olá Natalia! Tudo em ordem?

    Apenas uma pergunta; qual o sabor do pinhão de cedro? E parecido com o gosto do pinhão? Ou tem sabor de alguma outra semente que conhecemos por aqui?

    Abraço e poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meus amigos! Acho que o sabor do pinhão de cedro não parece com outros sementes ou com pinhão do Paraná... Ele é um pouco mole, um pouco (bem pouquinho!) adoçado, parece um pouco com nóz molhada no leite. Talvez assim.

      Beijo, amigos!

      Excluir
  2. Olá! Muito interessante! :D Nossa araucária não parece muito com pinheiro também não, mas também é uma conífera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Araucaria é uma árvore maravilhosa. Eu gostei muito! Do pinhão também.

      Excluir
  3. No livro "os cedros ressoantes da Rússia" descreve as propriedades do pinhão quase como místicas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. He-he)) Bom, no momento eu como pão com um pouco de óleo de cedro cada manhã. É um experimento. Vamos ver o que acontece.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!