16 de outubro de 2016

Saladas russas

Já compartilhei aqui algumas receitas de saladas russas e quem segue o blog provavelmente perseberam que na Rússia gostam muito desse tipo de comida. Pois é, eu diria que saladas fazem parte da nossa cultura.

No geral, os russos tem três tipos de salada: salada de legumes frescos, salada de inverno e salada de frutas.

As saladas de legumes frescos não variam muito e normalmente são feitas de pepinos e tomates com verduras. As vezes adicionam pimentão ou rabanete, as vezes não. Praticamente é mesma coisa que qualquer outra salada de legumes em qualquer outro país. As duas peculiaridades da salada de legumes na Rússia são uso de molho tipico chamado smetana e a variedade de verduras. Mesmo que no Brasil as condições para obter verduras são bem melhores, eu acho que na Rússia nós as usamos mais. Nas saladas russas não se adiciona somente alface ou quentro. Em vez disso se usa uma mistura de verduras como cebolinha, salsa, endro, quentro e alface. Nas saladas caseiras as proporções de verduras e legumes podem ser 1:1 ou até 2:1. Principalmente isso é verdade de quem tem datcha ou simplismente gosta de comida saudável.

As saladas de inverno (зимние салаты) sempre são feitos com carne, presunto ou peixe. Eles contem muitos ingredientes que são bem picadinhos e misturados com maionese ou smetana. Se chamam "de inverno" porque os russos acreditam que no inverno tem que comer mais e também porque naturalmente temos um pouco menos legumes frescos no inverno (já que quase o país inteiro está coberto de neve). Tem tantas opções dessas saladas que os restaurantes e cantinas já cansam de inventar os nomes para eles e só colocam "salada com aquilo e aquilo".

Acho um fato interessante que quase cada mercado na Rússia tem uma parte que é só de saladas prontas. Nos hiper-mercados maiores ela é bem grande:


Saladas de inverno também são simbolo do Ano Novo para os russos. O Ano Novo clássico é sempre com saladas. Por isso, se um russo diz que quer passá-lo sem saladas, isso significa que ele está procurando algo novo, que não seja o comum. Se os russos mencionam que alguém caiu com a cara na salada (упал мордой в салат), eles querem dizer que alguém estava muito bebado numa festa, principalemnte no Ano Novo ou num casamento. Outra frase que é mais decente: pelo menos vou comer saladas (зато салатиков поем). Com isso um russo expressa a decepção com a necessidade de ir a uma festa por dever, mas ele pretende curtir pelo menos a comida.

A própria cultura de saladas surgiu no fim do século XIX, quando foi inventada a famosa olivier (no Brasil há uma versão dela chamada salada russa). Os russos gostaram tanto desse tipo de salada que os restaurantes começaram a oferecer mais e mais opções até que no seculo XX já tinha uma "explosão" de saladas.

As saladas mais clássicas da Rússia são: olivier, arenque de shuba, mimosa e vinegret. E, se você fizer qualquer tipo de salada da sua própria fantasia com os ingredientes russos e que parece com essas receitas clássicas, vai ser algo russo também. Porque onde não tem regras exatas é com as saladas russas.

3 comentários:

  1. Mais um post incrível! Obrigada pelas matérias sempre ótimas Natália)))😃😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bárbara :-) Espero que vou ter tempo para fazer algo mais nesse ano.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!