4 de novembro de 2016

Sopa uzbeque com almondegas e macarrão

Sopa uzbeque delicada e gostosa!
Olá a todos! Faz um tempinho que eu quase não escrevo no meu blog de comida russsa, mas é algo temporário. Obrigada por continuar me seguir quem está seguindo. Ainda há muitas receitas que eu quero compartilhar.

Por exemplo, pensei que seria uma boa ideia se eu falasse sobre alguns pratos dos países visinhos da Rússia, como Geórgia, Uzbequistão, Belorrússia e outros. Eles estão bastante presentes nos nossos restaurantes, no fast food e na mesa das pessoas em casa. Espero que vocês vão gostar.

Dessa vez vou falar sobre uma sopa do Uzbequistão que comi numa restaurante em Moscou e adorei. Ela é símples, leve e gostosa. Se chama sopa uzbeque com almondegas e macarrão :-) Bom, talvez existe um nome mais autêntico, mas eu não o achei. Essa sopa é somente um exemplo de uma grande lista de sopas uzbeques que são todas gostosas. Hoje em dia quase ninguém fala sobre o Uzbequistão. Bom, na Rússia falamos porque temos muitos imigrantes de lá e só. É um país que está passando um tempo difícil se não falar mais. Entretanto, no passado era diferente. Eles tinham cultura desenvolvida e boa economia. A comida tradicional em grande parte é a herança daquele periodo mais antigo. 

Macarrão para sopas e lagman uzbeques e casaques
Voltando à nossa sopa. Para que ela fique original e realmente gostosa, eu recomendo fazer almondegas caseiras de acordo com a receita e não comprá-las congeladas. Vale muito a pena! São muito gostosas e não imagino essa sopa com algum outro tipo de almondegas. Sem falar que são tão fáceis de fazer que até criança consegue. 

Agora o macarrão eu compro pronto. Aqui em Tomsk há macarrão exatamente do tipo que se usa nas sopas uzbequeses e casaques, produzido no Casaquistão. É do tipo que em inglês se chama noodles e em russo лапша. Mas não aquele que fica pronto em um minuto. Ele vai em tirinhas de 1 cm bem finas, é feito de farinha e ovo e leva de 8 até 10 minutos para ficar pronto. Caso não há macarrão desse tipo no seu mercado, eu inclui a receita de como se faz em casa.

Receita de sopa uzbeque com almondegas


Ingredientes

almondegas:

200 g de carne moída bovina com gordura
100 g de cebola branca
sal e pimenta de reino a gosto

calda:

1 cebola branca
1 pimentão vermelha
1 pimenta amarga
2 batatas médias
sal e verduras a gosto

macarrão

300 g de farinha de trigo
1 ovo
0,5 colher de chá de sal
0,5 copo d'água morna
(ou macarrão pronto, como falei antes)

Modo de preparo

O macarrão

Aquece o forno até 150 ou 200 graus. Bate um ovo com sal e acrescente a farinha de trigo. Nos ingredientes eu indiquei 300 g, mas na verdade não não há medida exata. Use bastante para que a massa fique grossa. Misture-a bem e fassa uma folha (não esqueça de pôr muita farinha na mesa antes de fazer a folha). Corte a folha de massa em pedaços de aproximadamente 15x15 cm. Polvilhe cada um com muita farinha, enrole e corte em tirinhas. Coloque o macarrão numa travessa bem polvilhada e deixe no forno para secar. Quando ficar pronto, tire o excesso de farinha.

A própria sopa

Corte a cebola em aneis finos. Guarde metade e o resto pique. Corte o pimentão vermelha em tirinhas bem finas. A batata deve ser cortada de um jeito parecido, mas não tão fina.

Misture a cebola picada com a carne moída, o sal e a pimenta de reino. Faça almondegas que sejam de tamanho de uma noz. Coloque-as numa panela média com água fervente e cozinhe no fogo baixo por uns 5 minutos retirando a espuma.

Depois adicione a batata, a pimenta amarga e a cebola. Espere um pouco para que a sopa começa a ferver de novo e coloque o macarrão. Cozinhe por 8 ou 10 minutos e quase no final adicione o pimentão e sal a gosto.

Quando a sopa estiver pronta, retire a pimenta amarga.

Sirva quente com verduras picadas ou sem. Bom apetite! Espero que você goste da sua sopa uzbeque.

3 comentários:

  1. Esse macarrão parece com o talharim! Ou como chamam de macarrão ninho :D

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Aqueles "pimentões" pequenos que são amargos, podem ser vermelhos ou verdes. Eles se vendem frescos ou marinados.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!