1 de abril de 2017

Como fazer kvas?

Respondendo a pergunta de Anderson Baiano sobre como fazer kvas caseiro. Mais uma vez decedi usar um recurso russo que achei bastante completo e interessante, eu o traduzi, fiz algumas adaptações e coloquei aqui:

Receita de kvas de pão de centeio com fermento


Ingredientes:

3 litros d'água
1/2 saquinho de fermento
3 ou 4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de uvas passas
1/2 de um pão preto (você pode fazer torradas de um pão inteiro e guardar a segunda parte para a próxima vez)

Corte o preto em pequenos pedaços, coloque os numa assadeira e seque no forno. Veja que o pão não fique frito demais e não queime. Senão o kvas vai ser amargo.

Ferve a água. Ponha as torradas numa jarra de vidro assim que elas cubram mais ou menos 8 ou 10 cm do fundo. Adicione o açúcar e a água quente, mas não preenche até o topo, deixe um pouco de espaço.

Quando a água esfriar até a temperatura de 35 ou 37 graus, adicione o fermento, dissolvido em água morna. Misture bem e tampe a jarra com um pano fino ou com uma toalha de papel. Deixe o kvas com a temperatura ambiente por um dia ou um dia e meio. Para fazer a fermentação mais intensiva, pode adiconar uvas passas.

Filtre o kvas e coloque-o nas jarras. Em cada jarra adicione um pouco de uvas passas. Guarde o kvas na geladeira por 6 ou 8 horas antes de beber.

Kvas de pão sem fermento


2/3 ou 1 pão preto
3 litros d'água
10-15 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de uvas passas

Para essa receita você também vai precisar de torradas. Dessa vez vamos preencher metade de uma jarra de 3 litros com elas.

Ferve a água e dissolva o açúcar nela. Deixe-a esfriar e coloque na jarra com as torradas. Adicone as uvas passas. Tampe a jarra com um pano fino.

Depois de um ou dois dias começará a fermentação. As torradas vão começar a flutuar pra cima e pra baixo na jarra. O kvas estará pronto em 3 ou 4 dias. Ponha-o nas jarras limpas.

Como fazer a segunda porção de kvas


Se você quer continuar fazendo kvas, não jogue fora todas as torradas que você usou para a primeira porção. Depois de retirar a bebida pronta da jarra, substitua metade das torradas com as novas e adicone a água fervida com açúcar e uvas.

Quando você faz a primeira porção de kvas é necessário usar muito açúcar para facilitar a fermentação, mas agora você já pode escolher quanto você quer. A fermentação vai acontecer rápido. Se você faz o kvas a noite de manhã ele já está pronto.

Pode guardar as torradas que já foram usadas na geladeira até a próxima vez quando vai dar vontade de fazer kvas.

Fonte original: http: liveinternet.ru/users/greesa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!