4 de maio de 2014

Costumes russos relacionados com comida

Como você deve saber, a história da Russia começou muito tempo atrás. Por isso, o assunto de tradições é muito importante pra nós. Aqui vou falar sobre algumas tradições e costumes relacionados com a comida e a cozinha russa.


È ruim jogar comida fora


Pra nós, jogar fora comida significa não respeitar os trabalhadores e cozinheiros, graças a quem você tem comida em casa, que trabalharam bastante para você poder comprar depois. A mulher que joga fora a comida é considerada uma mulher que não sabe manter a casa e não respeita o marido, que ganha dinheiro. Jogar comida fora é jogar fora seu dinheiro, sorte, a paz da sua casa. Além disso, isto é ser uma pessoa ignorante, que não sabe que tem pobres que precisa comida e não a tem.

Claro que as vezes isso acontece (somos todos somente pessoas) quando algo estraga etc., mas nunca acontece de alguem fazer isso com comida boa. Por exemplo, jogar fora a parte mais fofa do pão ou parte mais dura é quase um crime pra nós. Se não queremos comer aquela parte, damos um jeito de usar em algum outro prato, damos pra aves ou cachorros na rua.

Respeito ao pão


O pão é considerado o alimento mais importante, mais respeitavel, mesmo que seja simples. Nos tempos antigos foi a comida sagrada e até hoje continua algo diferente das outras comidas. Um campo de trigo de cor ouro é um dos símbolos da Russia.

Quando estiver comendo pense em coisas boas


È considerado que quando você come, tem que pensar e falar sobre coisas boas ou não falar sobre nada. Se a pessoa começa a falar sobre dificuldades ou coisas desagradaveis à mesa, ela rouba a saude dos outros e não deixa de receber todo o melhor da comida.

Nos tempos mais antigos, as pessoas sempre oravam antes de comer e não falavam enquanto comiam.

Juntar na mesa com familia


A familia come sentado na mesa juntos pelo menos uma vez para semana. Também temos costume de juntar  as vezes para comer com "grande familia" como seus avos, tios etc. Tudo isso pode acontecer em casa ou no ar fresco (jardim, floresta, campo). Acreditamos que comida caseira junta a familia.

Sempre oferecer comida aos visitantes


Quanto mais você puder oferecer, melhor. Também existe o costume de não aceitar na primeira vez :-) Mas a dona (ou dono) da casa tem que insistir até o visitante aceitar. Sempre aceita ao final, se você não está com pressa ou dor de barriga ;-)

Trazer algo para os donos da casa


Sempre foi considerado bom e muito educado se a pessoa que faz visita traz algo para os donos da casa. Pode ser chocolate, bolo, biscoitos ou bebida. Os donos têm que abrir o pacote e dividir a comida com os visitantes, quando eles vão tomar chá.

Agora, esse costume funciona quando você vai visitar alguém de repente ou simplesmente quando você quer fazer uma coisa boa pra seus amigos ou parentes. Parentes fazem isso uns para os outros quase sempre. Avós costumam trazer gostintsy (presentes) para os netos: doces, frutas etc.

Tomar chá


Nòs temos o costume de tomar chá depois das refeições, ou, as vezes, até substituir a refeição por chá. Tomamos normalmente com algo doce ou com sanduiches. Toda festa sempre termina com chá e bolo. Chá é quase um ritual e pode ser pano de fundo para conversas intimas, filosoficas ou para o começo de uma amizade. Muitas vezes pessoas convidam amigos e parentes para tomar chá na casa delas.

Não misturar comida


Nós nunca misturamos certos tipos de comida, como batata e arroz, macarrão e batata, arroz e macarrão, batata (palha) com cachorro quente etc.. Tudo isso não pode estar no mesmo prato. È dificil explicar porque exatamente, mas pensamos que isso não é gostoso e não é certo. Mas você pode colocar differentes tipos de salada ou carne juntos com seu arroz ou batata (mas não misturar!). Tem que lembrar disso quando você visita Russia e come com pessoas que você não conhece. Eles podem criar preconceitos, se você mistura comidas. Mas se você conseguir explicar porque faz isso, talvez fique tudo bem.

Alimentar um viajante e trabalhador


Sempre que você recebe em casa alguém que fez uma viagem, tem que oferecer uma refeição completa. Você nem pergunta se a pessoa quer ou não quer. Serve a mesa e depois ela come o quanto quiser. O costume de oferecer comida e banho ao viajante é muito antigo, existe desde o começo da nossa história (séculos V-VI). Sempre nos contos de fadas, quando o viajante entra em alguma casa, a dona (até uma bruxa!) diz, "Descanse depois da viagem, jovem! Vou esquentar um banho pra você, te alimentar, dai depois conversamos!"

Também sempre oferecemos comida para o trabalhador. Nos tempos antigos a dona da casa esperava os homens com comida pronta. Agora, como a maioria das pessoas trabalha fora, cozinha quem chegou primeiro ou quem não trabalhou e ficou em casa.

As vezes quando empregamos alguém para reparar coisas em casa e fazer trabalho que é dificil (como construir casa, muro, reparar cano), e a pessoa trabalha muito bem, oferecemos comida pra ela. Nesse caso perguntamos ao trabalhador se ele queria fazer uma pausa de 10 minutos e comer alguma coisa ou tomar agua.

Espero que esse artigo foi útil para você! Se quiser saber mais sobre a comida russa e aprender alguns costumes e receitas autenticas, se enscreve nesse blog. Para fazer isso clique no botão azul "participar deste site".

5 comentários:

  1. Puxa Natália, adorei os costumes russos relacionados à comida. Quanto mais conheço sobre os russos, mais os admiro.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Christian! Mas é o ideal, né. Você entende que as pessoas tentam não jogar a comida fora, mas as vezes acontece, que algumas pessoas tomam chá, mas outras só "tomam uma" :-)

      Excluir
  2. Olá, Наталия. Как у тебя дела? O chá, como você disse, deve tornou-se tradição na Rússia. Qual é o tipo mais difundido culturalmente? E as pessoas misturam qualquer chá com leite ou só algum tipo específico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Привет! Всё хорошо, а у тебя? Hoje em dia os russos tomam qualquer tipo de chá, mas acho que o chá preto continue ser o mais comum. Algumas pessoas adicionam leite, mas isso é um pouco menos comum. Normalmente leite se mistura com chá preto, às vezes com chá verde.

      Excluir
    2. Спасибо, я хорошо тоже!

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!