12 de abril de 2015

Comida de Páscoa na Rússia

O que os russos comem no domingo de Páscoa? Será que eles tem colomba pascal ou ovos de chocolate?  Tem algum prato especial que existe só na Rússia? Vamos resolver essas dúvidas e aprender mais alguns fatos sobre a cultura russa.

Nosso kulitch de Páscoa 2015
A Páscoa na Rússia normalmente chega uma semana após a Pascoa dos católicos, mas pode acontecer de as duas aocntecerem na mesma data. Tudo é uma questão de calendário. Algumas tradições de Páscoa na Rússia são parecidas com as do Brasil e de Portugal. Por exemplo, o nosso kulitch (кулич) é totalmente a mesma coisa que a colomba pascal. A única diferença é que na Rússia esse pão (ou bolo?) é comido somente no dia da Páscoa. Nós somos sérios sobre isso e não comemos esse prato em outros dias. Talvez somente um pedaço no sábado, se você não aguenta esperar =) 

É interessante que a tradição de comer kulitch na Páscoa continuou na Rússia mesmo nos tempos da União Soviética. Eu lembro como meu paí, mesmo sendo um ateu, comia um pedaço de kulitch na casa dos pais e sogros. Hoje em dia até as famílias que não são muito religiosas gostam de comer kulitch no domingo da Páscoa. Muitas pessoas vão à igreja no sábado ou no domingo bem cedo para ter seu kulitch abençoado. 

Já ovos de chocolate nós não relacionamos com a Páscoa. Para nós, eles são somente ovos de chocolate, que podem ser comprados durante o ano inteiro. Chocolate em si também não tem nada a ver com a Páscoa para os russos. Ele nem era conhecido na Europa e Ásia nos tempos de Jesus. E como a igreja ortodoxa gosta de guardar as tradições, não introduzimos essa novidade. 

Em vez disso nós pintamos ovos de galinha ou de codorna. Algumas pessoas usam casca de cebola para fazer isso, outras preferem corantes. Já para os que são criativos, ovos pintados viraram um tipo de arte (eu acho que você já ouviu sobre os ovos Fabergé). A tradição dos ovos pintados existe em todos (ou quase todos) os países eslavos e na Escandinávia.

Além disso, algumas famílias fazem um prato chamado paskha (пасха). Ele é feito de tvorog, uva passa e alguns outros ingredientes. Se atualmente o kulitch normalmente é comprado, a paskha até hoje é um prato caseiro. Ele é bastante gostoso! Nem todas as mulheres sabem fazer, mas as que fazem normalmente têm sua prória receita que é um motivo de orgulho. 

Então, são esses três pratos que relacionamos com a Páscoa na Rússia: kulitch, paskha e ovos pintados. 

Mais uma pequena tradição da Páscoa é deixar comida e doces no cemitério. Isso é feito para que alguns pobres ou moradores de rua achem a comida depois, comam e pensem bem da pessoa que faleceu. 

Acho que é isso. Se tiver algumas dúvidas ainda, pode perguntar nos comentários. 

4 comentários:

  1. Privet, Natalia!

    Como vai?

    Não me lembro de termos em casa a tradição de comer a colomba pascal nesta época do ano. Até onde sei, é um costume mais recente aqui no Brasil. Tradição mais antiga que temos é de comer panettone nas festas de fim de ano, em especial antes do natal.
    Uma tradição de páscoa de que me recordo com carinho é o da caça aos ovos pelas crianças. Funciona assim;
    Na noite de sábado, os pais mandam as crianças para a cama e ficam acordados até bem mais tarde(disfarçadamente, é claro) esperando que elas durmam, a fim de esconder ovos pela casa, pelo quintal e por toda a vizinhança. Estes são ovos de galinha previamente esvaziados e recheados com amendoim caramelado ou com outros confeitos e docinhos. No dia seguinte(geralmente após a missa na igreja) cada criança recebe uma cestinha e então a brincadeira começa. Quem achar mais ganha um ovo de chocolate grande, especial(Todos ganham balas, bombons, barras de chocolate e outras guloseimas). Enfim, poucas vezes em minha vida me diverti tanto....(ah....saudades!)

    Bem, tenho algumas perguntas adicionais:

    1 - Os ovos pintados a que se referiu tem alguma ligação com a pêssanka ucraniana? É uma variação dela ou tem outra origem?
    2 - O kulitch é feito à base de farinha de trigo comum ou de trigo sarraceno( vi em um outro artigo seu que a farinha de trigo sarraceno vai em receitas de bliny e outras)?
    3 - O chocolate na Rússia é de qualidade igual ou superior ao que temos no Brasil? Existe chocolate branco por aí?

    Bem, por enquanto as perguntas são estas.

    Spacibo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Kleber! Estou bem, obrigada. Espero que você também!

      Legal esse costume de caça aos ovos :-) Isso ainda existe nas cidades ou somente nas vilas?

      Respondendo as suas perguntas:

      1 - Pêssanka ucraniana vem dos tempos quando ela era parte da Rússia. O costume de pintar ovos com ornaménto, flores e motivos religiosos começou nas terras russas muito tempo atraz. Assim, no século XVII os pintores do monasterio de Sérgio de Radonej perto de Moscou mandaram como presente 170 ovos pintados de vários jeitos, inclusive de ouro, para o сzar. Naquela época a terra, onde agora temos Ucrânia, era uma região da Rússia e se chamava Malorrussia (Pequena Rússia). Essa região desenvolveu o seu próprio estilo de pintar ovos com desenhos e a sua pronúncia da palavra (em russo e bielorrusso esses ovos se chamam pissanka e não pêssanka). Bielorrússia também possui o seu estilo especial de pissanka. A arte de pintar ovos com ornaménto etc. existe na Polônia, Roménia e outros países eslavos. No cada país é autêntica, não podemos dizer que foi copiada de alguém.

      2 - O kulitch é feito à base de farinha de trigo. Nós usamos farinha de trigo sarraceno somente as vezes. Por exemplo, existem oladi e bliny com trigo sarraceno. Kulitch também pode ser feito com algum tipo de farinha que adiciona sabor especial. Por exemplo, nesse ano eu comprei um kulitch com farinha de amêndoa.

      3 - Eu já estava pensando em escrever um artigo sobre chocolate na Rússia. Acho que vou fazer isso =) Eu respondo as suas perguntas nele, ok?

      Obrigada por me visitar de novo! Poka!

      Excluir
    2. Privet, Natalia.

      Mais uma vez grato pelas respostas. Respondendo à sua pergunta:

      Eu cresci numa pequena cidade do interior do Paraná, que é um estado (oblast) vizinho a São Paulo. Sei que lá(e em outras cidades do interior)esta tradição ainda é muito popular, mas nas grandes cidades este costume já se perdeu, pelo menos até onde sei, devido à vida agitada e o desinteresse dos mais jovens pelas tradições e costumes antigos.

      Agradeço pela atenção, e fico aguardando a publicação do artigo.

      Spasibo! Poka!

      Excluir
    3. De nada!

      Sim, nas cidades grandes é difícil manter algumas tradições. Elas funcionam melhor nas vilas ou cidades pequenas, onde tudo mundo conhece tudo mundo.

      Aqui está o artigo sobre chocolate: http://comida-russa.blogspot.ru/2015/04/chocolate-na-russia.html

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!