30 de outubro de 2015

Bolo ralado com varenie ou geleia

Bolo ralado com geleia de mirtilo
Bolo ralado com varenie (тёртый/ обсыпной пирог с вареньем) foi o meu primeiro passo para aprender a fazer bolos em casa. Eu tinha uns 12 anos quando decidi fazer uma surpresa para os pais e cozinhar um bolo. Ficou bom da primeria vez e nunca deu errado no futuro. Talvez por isso eu fiquei tão inspirada em continuar cozinhar. No final das contas nada dá melhor motivação que sucesso :-D

Então, se você quer algo rápido e gostoso ou quer brincar de cozinheiro com crianças, bolo ralado é uma ótima opção. Vou compartilhar a receita do jeito que eu a uso já faz 20 anos.

Receita de bolo ralado com varenie


Ingredientes

200 g de manteiga ou margarina
2 ou 2,5 canecas de farinha de trigo
100 g de açúcar
0,5 colher (chá) de sódio bicarbonado
1 jarra de varenie ou geleia

Modo de preparo

Ligue o forno e deixe o esquentar. Enquanto isso, derrete a manteiga. Misture a com o açucar e a farinha. Adicione o sódio e misture de novo. 

Divide a massa em duas partes. Uma delas coloque numa forma untada com margarina. Espalhe a para fazer o fundo do bolo. Em cima da massa espalhe o varenie (pode ser geleia também). Rala o resto da massa em cima do seu bolo, cobrindo a camada de varenie.

Coloque o bolo no forno e cozinhe mais ou menos 30 minutos. Eu normalmente escolho a temperatura de 180 ou 200 graus. Quando a superficie do bolo fica dourada, eu desligo o fogo e deixo o bolo no forno até ele esfriar.

Espero que você goste!

7 comentários:

  1. Olá, Natalia! Como vai? Deve ser bom! Parece ser muito fácil de fazer. :)
    Vou tentar fazer essa semana! :)) Tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor Garbiel! Estou bem, obrigada :-) Esperementa, você vai conseguir. Só única dica: é melhor escolher a geleia que não seja doce demais. Até a próxima!

      Excluir
  2. Привет, сестра Наталия!
    Как вы?

    Como sempre, você me fazendo ter saudades da minha infância)))

    À Medida que fui lendo o post, fui recordando a época em que minha mãe fazia pão e biscoitos todo fim de semana. E a primeira receita que mamushka me ensinou(na realidade tentou, porque nunca aprendi direito...) foi a de biscoito de polvilho. Chego a me emocionar ao me ver outra vez junto dos meus irmãos em volta dela, à medida que a ajudávamos a fazer estas delícias(bom, ajudar talvez não seja o termo correto, mas...). Que saudades!
    Compartilhar conosco mais um pedacinho da sua infância me fez querer compartilhar mais um pedacinho da minha.
    Bom, gostaria de perguntar: Será que dá certo com goiabada?
    Por falar nisso, os russos conhecem a nossa goiabada? E você Natalia, já provou?

    Bem, por hora é isso.

    Grande abraço!

    P.S. - O blog está melhor a cada post. Continue com este excelente trabalho! E muito obrigado por compartilhar suas recordações, que nos faz pensar que a verdadeira felicidade está nas coisas simples da vida))))

    ResponderExcluir
  3. Olá, Kleber! :-) Fazer comida junto com a mãe é uma coisa incrível. Eu lembro também como "ajudava" a fazer bolos para ela e tentava fazer esculturas da massa )))) Não sei como ela tinha paciencia.

    Falando sobre as coisas simples da vida, as vezes eu ouço as conversas das mulheres de mais idade e mais símples digamos. Elas não tem educação, nem um milhão de hobbies o que de um lado pode parecer um pouco chato. Por outro lado, o jeito como elas conseguem curtir as coisas de dia a dia é impressionante. Como elas (inclusive a minhã avo por exemplo) falam sobre uma batata ou peixe :-) Que nem poetas!

    ResponderExcluir
  4. Natalia!!! Vim procurar receitas pro meu Ano Novo.

    Espero que tenha tido uma boa viagem. Avisa quando voltar.

    Bjo

    Stephanie Adorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. He-he :-) Olá, Stephanie! Espero que você achou o que queria. É legal ver que as pessoas que eu conheço usam as receitas do meu blog. Bjo :-)

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!