27 de novembro de 2015

Kompot de frutas frescas

Meu kompot de cereja bem gelado
Kompot (компот) é uma bebida muito símples. Ela é feita de frutas frescas ou secas cozidas na água com açucar. Existe kompot em conserva e para tomar na hora. Kompot em conserva é também natural. Ele dura muito por causa de estirilisação e não por causa de concervantes.

Minha receita de kompot caseiro


Há muitas opções de que fazer o kompot: maça, pera, uvas, cereja, ameixa, abricó, pessego, mirtilo, groselha... Qualquer fruta que você gosta. A receita pode incluir frutas de um típo só ou misturadas.

Eu normalmente faço kompot para tomar na hora. Você vai precisar 2 ou 2,5 litros d'água e mais ou menos 500 ou 700 g de frutas frescas (se forem grandes, corte-as em pedaços). Eu prefiro não usar muito açucar, só coloco 4 colheres de sopa por 2,5 litros. Mas você pode adicionar quanto quiser. Eu só recomendo experimentar assim como eu faço no começo, porque pôr mais açúcar é sempre possível mais retira-lo já não vai dar. 

A receita mais popular diz que você tem que pôr as frutas na água fervendo e cozinhar por 15 minutos. Eu faço differente. Coloco as frutas na água quando ela ainda está fria. Esquento a água e espero quando ela vai começar a ferver. Nesse momento eu tampo a panela e água ferve mais forte. Eu conto 15 ou 30 segundos e deslilgo. Deixo a bebida esfriar totalmente. Durante esse processo as frutas continuam a soltar suco na água. Depois eu misturo, retiro as frutas e guardo o kompot na geladeira em garrafinhas. Por que eu faço meu kompot desse jeito? Eu acho que assim é mais natural e tem mais sabor de frutas. 

Curiosidades:

1. Eu li que a palavra compot veio da língua francêsa. Em francês ela significava outra coisa: pure de frutas cozidas. Mas os russos imprestaram a palavra para chamar a bebida feita de frutas cozidas e água com açucar. Antes eles já tinham uma bebida parecida. Ela se chama uzvar ou vzvar. Uzvar é feito de frutas secas com mel e água cozidos do mesmo jeito (!) que eu faço com meu kompot. Uzvar só passa o ponto de ferver e depois esfria. O kompot moderno tanto de frutas secas quanto de frutas frescas é cozido por mais tempo. Talvez nós aprendemos isso dos francêses, talvez não.

2. Kompot é uma bebida bastante tradicional nos países eslavos e os da Ásia Central.

3. Uma vez eu fui visitar a feira boliviana em São Paulo e tomei hugo de durasno dehitratado... É mesma coisa que o kompot de frutas secas! Fiquei impressionada com o fato que povos tão distantes podem ter coisas em comum.

14 comentários:

  1. Mas é melhor tomar o Kompot no verão ou no inverno também se pode tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre pode tomar, ele é frio. Mas eu faço mais no verão, porque tem mais frutas frescas (não importadas eu quero dizer).

      Excluir
  2. Olá, Natalia! Como vai? Muito interessante essa bebida. Vou fazer de abacaxi do meu quintal. :)
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou bem, obrigada :-) Gostei da sua ideia. Recomendo adicionar um pouco de uvas passas. Que inveja do seu quintal :-)

      Abraço da Sibéria para você e a sua família

      Excluir
    2. Olá, Victor!

      Abacaxi no quintal?! Por uma acaso mora numa chácara? Se for,parabéns, você é um privilegiado! O sonho meu e da Dani é que quando eu me aposentar(daqui uns 25 anos, mais ou menos...rs) é viver num sítio num raio de até uns 100 km aqui de Curitiba...

      Cumprimentos de uma "submersa" Curitiba.

      Excluir
    3. Muito obrigado, Natália. :)
      Olá, Kleber. Como vai? Estou só esperando os abacaxis madurarem. São apenas 5. Eu não moro em chácara é um terreno normal não muito grande. Moro no interior do estado do Rio de Janeiro. minha cidade fica a pouco mais de 100km do Rio de Janeiro. :) Nós temos um pequeno sítio na zona rural do nosso município, mas ele precisa de muitos reparos e temos que recomeçar a plantar. Lá ainda tem limão, banana, inhame... a família do meu pai veio de lá para cidade há mais de 30 anos, mas continuou a cultivar (milho, limão, inhame, banana, mamão) e criar animais (peixe, galinha, porco e carneiro) até há uns 10 anos. Espero que realizem seu sonho! Fiquem com Deus. Abraços.

      Excluir
  3. Привет, Наталия!

    Fizemos ontem à tarde com morangos. Os morangos comemos com creme de leite(infelizmente não foi com smetana). A primeira coisa que vou fazer quando chegar em casa é beber meu kampot, antes mesmo do jantar!

    Abraço e poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Kleber! Parece legal :-)

      Abraço para você e a sua esposa

      Excluir
  4. Privet!
    O Kompot pode ser feito com qualquer fruta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet! Do que eu sei, sim. Por outro lado não sei dizer sobre as frutas do seu país. Por exemplo, kompot de mamão ou kiwi seria meio estranho. Acho que as frutas não devem ser macias demais.

      Excluir
  5. quais frutas posso usar para fazer? Sou do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maças, uvas passas, pêssego (seco ou fresco), ameixa seca, pera, cereja, morango

      Excluir
  6. BOM DIA, LINDA! Adorei seu blog.Preciso De uma gentileza sua urgente.Meu amigo esta na rua para competir, ele è fisiculturista.Esta ptecisando urgente comer abacate.Voce sabe se ai tem e Onde?È urgente.bjs.Aguardo seu retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nanda! Não deu para responder tão urgente assim, mas abacate se vende nos supermercados. Não é difícil de achar, mas sempre são muito pequenos. Eu pessoalmente detesto os abacates que se vendem na Rússia ))) são importados e transportados quando ainda estão duros. Como o resultado, o sabor nem se compara com os abacates do Brasil.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!