11 de abril de 2016

Porco po-monastyrski símples

Eu sei que no Brasil porco não é um típo de carne que se come muito. Pois na Rússia nós gostamos de porco e não temos preconceito. Não sei, se isso é relacionado com o clima da maior parte do país, mas posso dizer com certeza que no inverno dá mais vontade de comer esse típo de carne.

Uma das receitas clássicas é o nosso famoso shashlyk, que eu já contei. Outra é porco po-monastyrski (свинина по-монастырски). "Po-monastyrski" significa "feita como nos mosteiros". Talvez isso pode parecer estranho para você. Entretanto, além de quaresmas os mosteiros russos sempre eram famosos por causa da sua produção de produtos de alta qualidade, como mel, leite, carne e outros. Por isso, lá foram inventadas várias receitas refinadas e ricas. Porco po-monastyrsky é uma delas.

Hoje em dia maioria dos restaurantes oferecem a versão simplificada desse prato, feita com ingredientes que são fáceis de encontrar no mundo moderno. Vou contar como se faz e você vai poder experimentar em casa.

Receita de porco po-monastyrsky


Ingredientes

4 pedaços de porco (eu compro escalope)
2 champignons de tamanho médio indo para grande (pode ser outro típo de cogumelos, eu escolhi esses como os mais símples) 
5 colheres de sopa de queijo ralado (por exemplo, mussarela)
sal e pimenta de reino

Modo de preparo

A carne deve ser frita rápido, por isso vamos preparar tudo em avanço. Lave a carne e seque com papeis toalha. Bate-a um pouco. Eu bato com a parte cega da faca (sei que não parece muito seguro, mas é fácil e rápido). Passe sal e pimenta de reino em cada pedaço e guarde. Rala o queijo e guarde. 

Corte os cogumelos e frite-os por uns cinco minutos com uma pitada de sal. Retire-os da frigideira e faça o maior fogo possível. 

Frite o porco de um lado por 2 ou 3 minutos. Quando fritar do outro lado, coloque por cima de cada pedaço primeiro os cogumelos e depois queijo. O outro lado também se frita uns 3 ou 4 minutos com tampa fechada. 

Pronto! Espero que você goste do seu porco po-manstyrski ;-)

8 comentários:

  1. Oi, Natalia. Hum, parece ser delicioso! :D Eu gosto muito desse tipo de carne. Obrigado pela dica! Saudações;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então o preconceito não é tão forte assim :-) Isso é bom! Você deve experimentar o shashlyk então (churrasco russo).

      Excluir
    2. Acho que não. É comum na minha família, por exemplo, comer pernil suíno assado. Quando eu também já fiz borsch com carne suína (não sei se vcs fazem assim) e achei melhor que a com carne bovina. Claro, eu não ponho muita carne na sopa. Abraço.

      Excluir
    3. É, nós não comemos borsch com carne suína. No geral, eu acho que ela é menos usada nas sopas.

      Excluir
  2. Olá, Natalia!

    Na realidade, o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de carne de porco no mundo. E, segundo a reportagem que vou deixar no link, o cunsumo interno per capita vai crescer ainda mais. Se quiser, dê uma olhada;
    http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Suinos/noticia/2015/09/consumo-de-suinos-deve-subir-18-kg-nos-proximos-3-anos.html
    Mas, entendemos porque talvez você tenha pensado assim. O brasileiro faz muito churrasco, e quase não se faz churrasco com carne suína por aqui. Mas, gostamos muito de carne de porco feita de outras formas. Por exemplo:
    A Dani faz um feijão com costelinha que é ma-ra-vi-lho-so! Também comemos muito presunto, linguiça, bistequinha, lombinho defumado, suan com "quirerinha", pernil ao forno com batatas, e o шашлик que meu sogro sabe fazer. É divino.
    Ah! Quase esqueci da feijoada...

    Abraço e poka, nobre irmã russa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha sogra é Polonesa e faz borsch com frango asa coxinha da asa, inclusive ela nao gosta de carne bovina gosta de frango e carne suina.

      Excluir
  3. Aqui em Goiás comemos bastante porco, vou mostrar está receita para minha mãe e provavelmente no final a semana que vem faremos para experimentar depois te conto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Na semana passada ganhei um livro sobre a culinária brasileira publicado por consulado do Brasil e aprendi que na verdade, porco é muito tradicional em muitas regiões.

      Espero que você goste da receita!

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!