27 de junho de 2016

Oladi de abobrinha

Oladi de abobrinha (оладьи из кабачков) é um prato que eu conheço desde os anos 90. Minha mãe encontrou a receita numa revista e decidiu experimentar. 

No começo, os oladi de abobrinha pareciam muito exóticos, algo que surpreendia amigos da família. Mas logo essa receita ficou popular em toda a Rússia e até parece bastante tradicional e comum agora. 

Oladi de abobrinha são mais leves do que os oladi feitos somente de farinha, ovos e leite. Por isso, muitas pessoas consideram-os comida de verão. Além disso, a época da abobrinha na Rússia é o verão. No inverno ela é importada de longe, mas de maio até setembro temos a nossa própria produção que parece mais fresquinha (sem falar que o preço diminui duas ou até três vezes). 

Se quiser experimentar esse tipo de oladi, é só seguir a receita aqui embaixo. Se no seu país há um prato parecido (ou até o mesmo prato!), compartilhe nos comentários, por favor. 

Receita de oladi de abobrinha 


Ingredientes


1 ou 2 abobrinhas (dependendo do tamanho)*
2 ovos
3 ou 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
0,5 colher (chá) de sódio bicarbonado
0,5 colher (sopa) de vinagre
1 pitada de sal

*A quantidade de abobrinhas é uma coisa bastante relativa. Tanto que "uma abobrinha pequena" num país é uma coisa e em outro é outra. Por isso, veja quanto vai ser bom para obter uma massa grossa que não vai ficar toda caída em partes quando fritar. Normalmente é algo como um prato fundo de abobrinha ralada para dois ovos.

Opcional:

Se quiser, pode adicionar um pouco de verduras como cebolinha, endro, salsa ou/e coentro. Algumas pessoas gostam de oladi de abobrinha com alho e um pouco de queijo ralado ou somente com alho. 

Modo de preparo


Fazer oladi de abobrinha é muito fácil. Rale as abobrinhas e misture-as com os outros ingredientes. Não use liquidificador, porque não é essa a idea. Precisamos de abobrinha ralada mesmo.

Esquente uma panela e frite com óleo de cada lado.

Sirva com smetana ou seu molho preferido.

Espero que goste os oladi de abobrinha :-)

3 comentários:

  1. Privet, Natalia!

    Aqui no Brasil minha mãe faz de vez em quando bolinho de abobrinha. É que nem o bolinho de arroz, mas ao invés disso vai abobrinha ralada ou picadinha na massa. Com cenouras e berinjela fica sensasional!!
    A propósito, já comeu alguma vez abobrinha à milanesa?

    Abraço e poka, poka!

    ResponderExcluir
  2. privet!

    Natalia, eu faço um bolinho com cebolinha, autentico de Bolívia ao que chamamos de "bocadillo de cebolla verde", ao que me parece é um tipo de oladi, pelo que li as receitas que li de oladi, se voce puder visita meu blog "kantuta - lluvia de sabores aroma de café" ele esta em espanhol e busca a receitinha de bocadillos de cebolla verde e confirma para mim se é um tipo de oladi

    De antemão muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet! Agora sei quem é esse Unknown :-) Que bom!

      Li a receita no seu blog e achei que bocadillos de cebolla verde e os oladi de abobrinha têm a mesma natureza. Agora eu entendo porque um dos meus professores na universidade chamado Serguei Kuznetsov (ele é um scientista muito respeitado na área de línguas) disse que mal podemos perceber quanto o povo russo têm em comum com os povos da Bolivia e Peru. Realmente, ele sabia do que falava :-)

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!