5 de outubro de 2014

Bagas, berries ou yagody?

Quando os brasileiros me perguntam quais frutas existem na Rússia eu tenho dificuldades para explicar, porque no norte do planeta elas são totalmente diferentes. Aqui existe um tipo de frutas que em russo se chama "yagody" (ягоды) e em inglês "berries". Não achei nenhuma palavra em português para isso. Só encontrei "baga" no Wikipedia, mas tenho dúvidas se é a mesma coisa.

Por enquanto vou usar a palavra "yagody" (em singular "yagoda" - "ягода"). Yagody são frutas menores em tamanho e normalmente redondas. Elas podem crescer em árvores,  arbustos ou em plantas menores. Há varios tipos de "yagody" em países como Rússia, Finlândia, Bielorrusia e outros que ficam mais proximos do norte.

Muitas pessoas têm yagody nos jardins ou vão procurar nas florestas e nos campos. Nas lojas também dá para comprar, mas a escolha é muito menor, porque a maioria delas é difícil de transportar e guardar, já que são muito frageis. É muito mais provavél achar yagody em uma feira onde as pessoas vendem as safras dos seus jardins.

O periodo de yagody na Rússia é de junho até setembro. Cada tipo de yagody tem seu proprio tempo durante o verão ou outono. No começo do verão aparecem morango (клубника), morangueiro (земляника), framboesa (малина), amora silvestre (ежевика) e cereja (вишня). Em julho você pode comer ribes branco, vermelho e preto (белая, красная и черная смородина) e  groselha (крыжовник). Em agosto tem a segunda safra de morango e framboesa. Também é o tempo de mirtilo. Na Rússia há dois tipos de mirtilo: golubika (голубика - maior e de cor mais clara) e tchernika (черника - menor e muito escura). Em setembro ainda tem algumas yagody também, mas é mais o tempo de yagody para fazer geleias e chás de inverno. Como por exemplo espinheiro marítimo (облепиха), sorbus (рябина), chipovnik (шиповник) e kalina (калина).

No norte da Rússia e na Sibéria há yagody do norte como oxicoco (клюква), vaccinium (брусника), amora ártica (морошка) e outras.

4 comentários:

  1. Bom entre as bagas, berries o yagody que eu conheço são

    a) golde berry
    b) goji berry
    c) cranberry
    d) blueberry
    e amo todas elas,

    ResponderExcluir
  2. O termo "baga" está correto, mas é pouquíssimo usado no Brasil (se é que é usado). Normalmente as bagas são vendidas em lojas naturais, empórios e mercados com o nome Berry (Goji berry, cranberry, e outros). Eu até creio que se eu pedisse "bagas" numa loja dessas ninguém saberia o que é, e eu teria que dizer "berry" para me entenderem.

    ResponderExcluir
  3. Framboesa (raspberry) tem no Brasil, Campos do Jordão é o município que começou o cultivo em 1850.
    Amora preta (Blackberry) tem no Brasil e é muito comum.
    Mirtilo (blueberry) também tem, São Paulo, Região Sul, MG...
    Gojiberry não conhelço a não ser seca e pílulas, mas é nativa do sul da ÁSIA
    Cranberry é oxicoco ou arando também tem no Brasil
    O termo berry significa bagas e na Europa designa várias berries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho dúvidas sobre a palavra "berry" não porque não sei o que signifíca (eu sou professora de inglês), mas porque o termo é inglês. Não sei como os brasileiros se sentem usando palavras de inglês quando há as mesmas em português.

      Interessante saber que existe framboesa no Brasil! Nunca a vi lá, nem amora preta. Mas eu ainda não visitei o sul do país, deve ser por isso. Obrigada por compartilhar essas informações :-)

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!