10 de novembro de 2014

Bolinho Batata (kartoshka) sem forno

Vou compartilhar a receita de um bolinho que é famoso por ser pequeno mas encher como se fosse um bolo enorme. O bolinho é feito sem forno, até criança consegue! Esse bolinho se chama "kartoshka" (картошка). Acredito que você pode chamá-lo de "batata" porque isso é o que significa o nome do bolinho em russo. Agora, por que batata? =) Não sei dizer! Talvez porque o bolinho parece com uma batatinha toda suja com terra.

A hsitória do bolinho começou na Finlândia no século XIX. Uma vez a familia do poeta Johan Ludvig Runeberg tinha visitantes que não esperava. O poeta não foi rico. Na cozinha tinha só sobros de bolachas, um pouco de geleia e farinha. Mas a esposa do Runeberg foi uma mulher experta. Ela juntou tudo isso e fez bolinhos bem gostosos. Os doces eram servidos num prato de prata como uma invenção. Desse jeito em vez de parecer pobres os Runebergs surpreenderam tudo mundo. Os bolinhos ficaram famosos não só na Finlândia mas também nos outros países da Europa inclusive a Rússia, onde foram chamados "batata".

A "batata" ficou muito popular na União Sovietica. Não só por causa do seu sabor, mas também por causa de ser muito racional: as bolachas quebradas durante a farbricação poderiam ser usadas sem jogar fora. Hoje se você pergunta algum russo, mais provavelmente, ele não vai saber que a "batata" tem algo a ver com a Finlândia. Tudo mundo acredita que isso é parte da culinária russa. Nós até inventamos as nossas próprias versões de "batata" como "batata de mel", "batata de tvorog" e varias outras. 

Aqui está uma receita clássica de "batata" que é perfeito com um café ou chá.

Receita de bolinho "batata" clássico


Ingredientes:

1 kg de bolachas doces que você goste
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
50 g de manteiga (não use margarina porque ela tem mais tendencia a derreter)
1,5 copo americano de leite

Modo de preparo:

Coloque as bolachas no liquidificador e faça uma farinha delas. Adicione o chocolate em pó.

Misture com manteiga (a manteiga deve estar macia) e leite usando uma colher e depois as mãos.

Faça bolinhos iguais aos da foto. O tamanho deve ser mais ou menos 5 ou 7 cm. Isso é importante, porque esses bolinhos enchem tanto que muitas pessoas (inclusive eu) conseguem comer só um! Ponha as "batatas" na geladeira. Se quiser, pode decorar com chocolate em pó, noz ou creme.

9 comentários:

  1. Interessante e bem fácil, vou tentar fazer! :) Quantas unidades essa receita rende?

    ResponderExcluir
  2. Depende do tamanho. Pode ser mais ou menos 6 ou até 8.

    ResponderExcluir
  3. Existe algo que substitua a manteiga na receita? Minha mãe não pode comê-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, não vi o seu comentário na hora. Pode substituir a manteiga por leite condensado ou doce de leite, só que as proporções vão mudar.

      Excluir
    2. Quais seriam mais ou menos as novas medidas?

      Excluir
    3. Assim que a massa fica grossa. As medidas dependem bastante do tipo de bolacha e até do leite condensado que você vai usar. Então, fique olhando a consistência. Se dá para fazer um bolinho liso mas não duro, agradável para comer, tá bom.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!