12 de dezembro de 2015

Blineria: restaurante onde você pode comer bliny

Vamos falar um pouco sobre os restaurantes temáticos na Rússia. Se no Brasil existem pamonharias e churascarias, na Rússia temos blinerias. Na verdade, os russos chamam esse lugar de blinnaya (блинная), mas blineria deve ser mais fácil e natural para os lusófonos. A palavra foi inventada por meu marido (brasileiro), podem usar a vontade :-)

O que você encontra numa blineria? Normalmente, as blinerias oferecem uma grande escolha de bliny com vários recheios. Você pode pedir um blin com o recheio que você gosta mais e adicionar nele quase qualquer coisa. Muitas vezes você pode observar como o seu blin é feito num grande fogão especial. O tamanho dele é impressionante! É difícil fazer algo parecido em casa. 

Blinerias são um tipo de fast food, porque é rápido e normalmente o restaurante não é muito grande, pode ser até um quiosque. Por outro lado, não é exatamente fast food, porque é mais natural e saudável. Se estiver na Rússia, você não pode perder a sua chance de comer numa blineria. Vou recomendar algumas.

Teremok (Теремок). As blinerias "Teremok" são populares em Moscou e São Petersburgo. Os bliny deles são bons e com recheios interessantes. Eu costumo de pedir um com queijo feta, verduras e presunto. Prefiro comer no restaurante com garfo e faca, porque na rua ele pode quebrar (a massa é macia). Além de bliny em Teremok dá para comer kasha ou sopa.

Russkiye bliny (Русские блины) é a minha blineria favorita na Sibéria (tem em Tomsk, Kemerovo e Novosibirsk). Gosto muito da massa dos bliny deles, ela parece com caseira. Dos recheios recomendo frango defumado com queijo, mas tem muitos outros que são gostosos. Também dá para comer um sorvete e beber alguma coisa.

Sibirskiye bliny (Сибирские блины) são ótimos para comer na rua, porque a massa é um pouquinho mais dura e não quebra (mas infelizmente mais seca também). Recomendo esperimentar com tvorog e cereja ou maçã. Essa blineria está presente nas cidades da Sibéria.

Agora você sabe alguma coisa sobre as blinerias. Se estiver na Rússia, experimente bliny (panquecas) numa delas ;-)

9 comentários:

  1. Claro que também vamos experimentar Bliny em Temerok. O Bliny também é feito com recheios doces ou somente salgados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos, né )) Os recheios podem ser doces e salgados. Na verdade, o tradicional é sem recheio, com manteiga e smetana ou varenie. Mas no fast food as pessoas querem matar fome mais rápido, então nesse caso só funcionam recheios.

      Excluir
  2. Natalia, bom dia! Obrigado pela dica. Quando eu passar por Moscou comerei em uma blineria. :) Mas como eu prefiro cidades médias/pequenas não ficarei muito tempo lá...
    Desculpe perguntar, mas você poderia me informar quanto custa em média um bliny? :) Saudações amigas do interior Fluminense. :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Victor! Tudo em paz?

      Por que não uma blineria(ou uma rede delas) aqui no Brasil? Creio que seria um excelente negócio. Talvez uma franchising ou algo assim...

      Abraço!

      Excluir
    2. Oi, Kleber. Tudo sim e você? Sim, acho válido que você falou. Por que não? :) Eu quero aprender a fazer também. :)

      Excluir
    3. Oi, Victor! Se você não gosta muito das cidades grandes, acho que vai curtir uma rota que se chama Anel Dourado. Quanto o preço dos bliny, ele depende do lugar e do recheio. Por exemplo, um blin com frango e legumes custa uns 150-180 rublos no momento. Não é caro :-)

      Excluir
    4. Olá, Natalia. Seria mais ou menos 10 reais. É um bom preço. :) Ahh eu vi algumas cidades dessa rota turística. São lindas! :) Eu conheci esse ano lá em Niterói-Rio de Janeiro uma professora da área de Educação Especial. Ela é de Sergiev-Posad, uma das cidades dessa rota. Muito obrigado. Tenha um excelente fim de semana. :)

      Excluir
  3. Привет, Наталия друг!

    Como foi dito para o Victor, não seria interessante um ou mais empresários russos explorarem esta possibilidade, ainda mais agora com o advento dos BRICS? Tenho certeza que fariam muito sucesso por aqui. Ou então vocês, se voltarem a morar Brasil, abrirem uma? :-)
    P.S - Дани посылает тебе поцелуй.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Привет, друзья! :-) Eu também acho que essa idea poderia dar certo. Se eu pudesse, eu mesma iria fazer )))

      Um beijo para vocês e o seu filho!

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!