4 de julho de 2015

Chá de verão à russa

Chá de verão com folhas de melissa e frutas frescas
Muitas pessoas na Rússia tem datcha (uma casa de verão russa) ou pelo menos tem amigos que tem uma. Um dos atributos de descanso numa datcha de alguém é o "chá de verão". Essa é uma bebida quase mágica. 

Para fazer esse tipo de chá não se usa o chá de caixinha ou ainda menos de saquinho. Tem que procurar as folhas e flores ou frtuas frescas no jardim. No jardim dos meus pais, onde eu tomo o meu chá de verão, há cerejeiras, hortelã, ribes e framboesa. Eu também pego algumas petalas de rosas que não são estragadas com quimicas. As flores de jasmim e de chá de Сurilas também vão muito bem com o chá de verão. O mais chique é colecionar as folhas e flores cedo de manhã quando ainda tem carvalho ou na hora de por do sol. 

Melissa, jasmim e rosa para fazer chá de verão
Eu lavo tudo isso com água fria, coloco nas canecas, adciono água fervendo e deixo o chá descansar mais ou menos cinco minutos. É melhor usar canecas de vidro, assim você vai poder deliciar a beleza das folhas e flores quando elas se abrem no seu chá. O sabor do chá muda dependendo de quais folhas você escolhe. Eu prefiro hortelã ou melissa. 

O melhor jeito de tomar "chá de verão" é no seu jardim, no meio das flores e aromas de natureza ;-)

Imagino que no Brasil também existe esse tipo de chá. Tanto que uma vez meu marido e eu entramos num jardim de um homem que vende plantas e ele me mostrou várias ervas que podem ser usadas para fazer chá. 

2 comentários:

  1. Привет, друг Наталья!

    Aqui o Brasil - especificamente no sul - onde moro, os chás em geral são consumidos em grandes proporções no inverno. No verão, se consome muito uma variante do chá mate, que é servido gelado com limão ou pêssego. Mas estes são industrializados e portanto, "estragados com químicos", como você disse muito bem.
    Lá em casa, nas tardes de verão nós fazíamos chá de erva-cidreira, ou capim limão(uma delícia, muito aromático!). Colhíamos dos vários "pés"(na verdade arbustos) que haviam em casa e na vizinhança. Fazíamos infusão em água fervente e adicionávamos açúcar a gosto. Depois, esta mistura ia para a geladeira. Quando voltávamos mais tarde - cansados e sedentos - depois de muito brincar, nos servíamos deste delicioso chá gelado. A barriga chegava a ficar grande de tanto que bebíamos(estou exagerando, é claro!...rsrsrs).
    Enfim, o sabor deste chá é uma das maiores impressões da minha doce infância, em tempos idos que não voltarão jamais...( juntamente com o pão com banha...hehehe)
    Mas,(xiiii, lá vem ele outra vez!) vi que você mencionou a melissa como ingrediente do seu chá. Esta planta é bastante comum por aqui. A pergunta é; Veio da Russia para cá ou foi levada daqui para lá?
    Quanto às frutas frescas, achei uma ideia original. Vou compartilhar com a "patroa" e ver se ela aprova...
    Bem, fico por aqui, já "falei" demais!

    Большой обнять, дождливая и холодная Куритиба!

    ResponderExcluir
  2. Привет, друг Клебер! :-) (И его подруга на фото!)

    Aqui na Rússia não tem muito costume de tomar chá gelado. As pessoas tomam chá quente mesmo quando está +30 )))) Eu as vezes faço chá gelado sim, mas parece uma bebida diferente mesmo assim. Para mim é algo tropical, sei lá.

    Por acaso, eu acho que o meu último chá gelado no Brasil foi feito com essa erva-cidreira. Se eu não me engalno, Ersilio, o jardineiro que eu mencionei no artigo, me deu essa erva. Se não foi ela, foi algo bem parecido de nome. Ela tinha aroma bem legal. Adorei!

    Sobre a melissa eu não sabia com certeza, mas sempre achava que é da região do Mar Negro e Mar Mediterraneo. Li na internete e parece que sim, é de lá. Tinha na Africa do Norte também. Depois sendo uma erva bastante legal, espalhou pelo mundo. É isso :-)

    Um abraço e, como dizemos aqui, привет из Воскресенска!

    Aqui também está frio e chove muito. Esse verão não parece muito quente.

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!