27 de outubro de 2014

Chá de chipovnik

Na Rússia as pessoas tomam muito chá. Isso não é somente chá verde ou preto, existem varios tipos de chá feito de ervas, frutas e flores. Por exemplo, há um chá feito de chipovnik.

Chipovnik é uma yagoda de um certo grupo de arbustos de rosa. Mas eu prefiro não usar a palavra "rosa" nesse caso, porque "chá de rosa" pode ser feita com as pétalas. Chipovnik é outra coisa, ele um tipo de rosa que dá frutas. Elas podem ser laranjas, amarelas, avermelhadas ou quase pretas.

Nas lojas especializadas em chá, nas feiras e nas farmácias vendem frutas secas de chipovnik para fazer chá (além disso há xarope de chipovnik que usamos como remédio para garganta). Essas frutas contém vitaminas e microelementos que melhoram a resistência do sistema imunológico. Por isso chá de chipovnik é muito bom para saude e pode ser recomendado para tomar no outono e inverno. Uma caneca desse chá todo dia reduz a possibilidade de ficar doente quando está frio na rua. Além disso ele é muito refrescante.

Para fazer um litro dessa bebida é preciso mais ou menos três colheres (sopa) de chipovnik e de duas a três colheres (sopa) de açucar. Use água morna (deixe ela ferver e esfriar 2-5 minutos) e uma garrafa térmica. Coloque as frutas secas e o açucar dentro da garrafa, ponha a água e feche. A bebida vai ficar pronta em 12 horas. Pode tomar quente ou frio.
Leia mais »

20 de outubro de 2014

Sprotte, sprotid ou shproty

Uma vez eu visitei uma feira eslava em São Paulo e além de comer vários pratos gostosos da Rússia e da Letónia vi algo interessante. Tinha uma barraca vendendo peixes típicos da Rússia e dos Países Bálticos. O engraçado sobre aquela barraca foi que os peixes que eu conheço como os mais baratos na Rússia eram os mais caros. O peixe que se chama shproty (шпроты) na Rússia, sprotid no Báltico e sprotte na Alemanha custava mais que salmão. Bom, talvez é por ser raro no Brasil!

Fonte da foto: SpecialAdviser
Em português esse peixe se chama espadilha (ele existe no Baltico, mar Negro, na costa da Austrália e Patagônia). Mas, o que se chama "shproty" na Rússia, Letónia, Lituânia e Estônia na verdade pode ser qualquer peixe menor, inclusive filhotes de arenque cozidos de um certo jeito. Todo o peixinho (com cabeça e tudo) é defumado e conservado no óleo numa lata. O jeito clássico para comer shproty é com pão preto ou pão preto e manteiga. 

Na Rússia não é considerado um peixe muito bom para saúde. Essa comida é muito pesada e não parece natural. Para muitos russos é algo associado com não ter bastante dinheiro para comprar comida saudável. Mesmo assim é um peixe bastante popular e comum em nossa região.
Leia mais »

7 de outubro de 2014

Shashlyk de frango com maionese

Shashlyk de frango é muito gostoso e mais leve do que o shashlyk de porco clássico. Se você cuida do seu peso ou não pode comer muita gordura, escolha o shashlyk de frango e fique tranquilo.

Nem sempre dá para comprá-lo no mercado na Rússia, mas não é dificil preparar a carne em casa.

Há várias maneiras de marinar o shashlyk de frango (com vinagre, vínho, kefir, nozes), mas aqui eu vou compartilhar a receita mais popular na Rússia e mais fácil de fazer: shashlyk de frango com maionese, alho e cebola. Prometo que vocês vão gostar!

Receita de shashlyk de frango com maionese


Ingredientes

um frango de 1,5 ou 2 kg (pode comprar um frango inteiro ou as partes que você prefere)
200 g de maionese
de 3 a 4 dentes de alho
de 3 a 4 cebolas
sal, pimenta e outros temperos a gosto

Modo de preparo

Corte o frango em porções (pode ser maiores ou de 3-4 cm) e coloque em uma panela ou num pote de plástico. Esfregue suavemente o sal e a pimenta no frango, para o tempero pegar bem. Como uma massagem =)

Pique o alho e adicione-o no maionese junto com os outros temperos que você queira adicionar. Misture esse molho com o frango, tampe o seu shashlyk e deixe-o na geladeira até a noite (se for feito de manhã) ou até o proximo dia (se for feito a noite).

Cozinhe o shashlyk no fogo do mesmo jeito como churrasco ou shashlyk de porco, adicionando cebola cortada em aneis.
Leia mais »

5 de outubro de 2014

Bagas, berries ou yagody?

Quando os brasileiros me perguntam quais frutas existem na Rússia eu tenho dificuldades para explicar, porque no norte do planeta elas são totalmente diferentes. Aqui existe um tipo de frutas que em russo se chama "yagody" (ягоды) e em inglês "berries". Não achei nenhuma palavra em português para isso. Só encontrei "baga" no Wikipedia, mas tenho dúvidas se é a mesma coisa.

Por enquanto vou usar a palavra "yagody" (em singular "yagoda" - "ягода"). Yagody são frutas menores em tamanho e normalmente redondas. Elas podem crescer em árvores,  arbustos ou em plantas menores. Há varios tipos de "yagody" em países como Rússia, Finlândia, Bielorrusia e outros que ficam mais proximos do norte.

Muitas pessoas têm yagody nos jardins ou vão procurar nas florestas e nos campos. Nas lojas também dá para comprar, mas a escolha é muito menor, porque a maioria delas é difícil de transportar e guardar, já que são muito frageis. É muito mais provavél achar yagody em uma feira onde as pessoas vendem as safras dos seus jardins.

O periodo de yagody na Rússia é de junho até setembro. Cada tipo de yagody tem seu proprio tempo durante o verão ou outono. No começo do verão aparecem morango (клубника), morangueiro (земляника), framboesa (малина), amora silvestre (ежевика) e cereja (вишня). Em julho você pode comer ribes branco, vermelho e preto (белая, красная и черная смородина) e  groselha (крыжовник). Em agosto tem a segunda safra de morango e framboesa. Também é o tempo de mirtilo. Na Rússia há dois tipos de mirtilo: golubika (голубика - maior e de cor mais clara) e tchernika (черника - menor e muito escura). Em setembro ainda tem algumas yagody também, mas é mais o tempo de yagody para fazer geleias e chás de inverno. Como por exemplo espinheiro marítimo (облепиха), sorbus (рябина), chipovnik (шиповник) e kalina (калина).

No norte da Rússia e na Sibéria há yagody do norte como oxicoco (клюква), vaccinium (брусника), amora ártica (морошка) e outras.
Leia mais »

3 de outubro de 2014

Tem arroz e feijão na Rússia?

Fiquei inspirada em escrever um artigo para todos os pais e avós que têm filhos viajando pela Rússia e estão preocupados com o que eles comem. Agora eu e o meu marido estamos na Rússia e a minha sogra sempre pergunta se aqui tem arroz e feijão ))) Caso você tem a mesma situação com seus parentes, simplesmente mostre para eles esse artigo, porque vou esclarecer tudo.


Temos arroz e feijão na Rússia sim. Não são caros, são de boa qualidade e vendem-se em qualquer loja. Aqui temos todos os tipos de arroz: branco, preto, marrom, arredondado e o tipo classico. Feijão normalmente é vermelho ou branco. Preto é menos comum, mas também temos. Se quiser, dá para comer arroz com feijão todo dia aqui na Rússia. Mas... aqui não comemos arroz com feijão!

Comemos arroz com carnes ou salada, mas ele não é um prato tão principal ou popular na nossa mesa. Só o comemos às vezes. Temos também um prato de arroz cozido com leite um pouco adocicado, às vezes com frutas, chamado "kacha de arroz" (risovaja kacha - рисовая каша). Esse prato ultimamente apareceu nas lojas em caixinhas já pronto para comer. Além disso temos um prato que se chama "plov" (плов). É um prato da Ásia, mas virou parte da nossa culinária já faz tempo. Plov contém arroz, carne, ameixa, uva passa, cenoura, cebola e alho com temperos. É uma comida muito nutritiva e gostosa, que normalmente comemos em festas.

Na vida do dia a dia, em vez de arroz, preferimos batata ou macarrão (também com carnes, peixe, saladas e qualquer coisa). Aqui tem vários jeitos de cozinhar esses produtos. Além disso, temos muitos pratos mais pesados, porque a Rússia é um lugar frio e você deve se alimentar bem. Temos sopas que muitas familias tomam todo dia no almoço. Temos pelmeni (um prato que parece com ravioli, mas só na forma; é muito mais gostoso e tem mais carne), varenniki (mesma coisa que o pelmeni, mas com recheio de batata, frutas ou tvorog), bliny (panqueca tradicional da Rússia; vai com recheio ou com manteiga), vários pratos de carne, pirozhki (são pãezinhos com recheio de carne, frutas, cebola e ovos ou repolho) e vários tipos de pão, saladas com carnes e peixe. Na Rússia também existem muitos produtos de leite como tvorog, smetana, kefir, ryazhenka etc. e comidas feitas deles. Ah, e claro que não podemos esquecer sobre trigo sarraceno, um grão que tem a função de arroz para os russos.

No geral, a Rússia sempre foi famosa por comidas ricas e nutritivas. Então aqui é muito dificil morrer de fome, mesmo que ninguem aqui coma arroz com feijão.

Para terminar, algumas fotos só para as mães brasileiras saberem o que comemos na Rússia do dia a dia (e para os outros ficar com inveja))))

Varias sopas
Pelmeni com smetana
Pirozhki
Bliny
Tvorog, smetana, leite e kefir
Se você já esteve na Rússia, o que achou da comida? Ela te deixou com saudades de arroz e feijão? Ou você se acostumou sem dificuldades? Compartilhe a sua experiencia nos comentários :-)
Leia mais »